Frederico Westphalen tem casos suspeitos de dengue
Três análises estão aguardando o parecer do Laboratório Central de Saúde Pública do RS
Publicado em 26 de fevereiro de 2020
Compartilhar
A- A A+

Foram confirmados três casos suspeitos de dengue em Frederico Westphalen. As análises agora aguardam os resultados do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) e, se derem positivos, estes serão os primeiros casos do município, somando oito na região, sendo três em Boa Vista das Missões e dois em Palmitinho.

Em janeiro deste ano, foi realizado o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), no qual foi constatado que Frederico Westphalen está com alto risco de infestação, devido ao elevado número de focos do Aedes aegypti. Por isso, o município está planejando estratégias para que os agentes de saúde atuem junto aos da dengue, assim ampliando as ações de combate.

Os agentes de endemias estão realizando visitas em todos os bairros do município, com o objetivo de detectar possíveis criadouros do mosquito. Foi constatado que quatro bairros possuem maior incidência de focos – Centro, Aparecida, Fátima e Ipiranga.

Para a secretária da Saúde, Léa Tomschke, é muito importante que a comunidade esteja sempre ativa na prevenção da dengue, pois se trata de uma doença muito perigosa que pode facilmente virar uma epidemia. “É importantíssimo que a comunidade ajude a evitar a proliferação do mosquito, eliminando qualquer tipo de água parada e incentivando outras pessoas a tomar medidas de proteção contra a os focos. Só assim podemos combater o mosquito e viver em um ambiente seguro e livre de dengue”, destacou Léa.

Fonte: O Alto Uruguai
Fotos
Comentários