Desde o dia 26 de fevereiro o Brasil conheceu a realidade de lidar com as consequências do Covid-19, pois foi nessa data que o país teve o primeiro caso confirmado da doença. Desse momento em diante, medidas governamentais e estaduais foram adotadas para controlar e combater o vírus que é desconhecido para ciência mundial.
A pandemia mundial já vitimou mais de 120 mil pessoas, inclusive em país europeus desenvolvidos e com alta capacidade de tratamento. Entretanto, a realidade brasileira é um pouco mais difícil pela carência que vive a saúde pública quando nos referimos a leitos, aparelhagens e estruturas físicas que possam lidar com a situação.
Segundo o Ministério da Saúde, com os dados recolhidos das Secretarias Estaduais, até a manhã dessa terça-feira, 14, já são confirmados 23.830 casos, com 1.355 mortes no país. No estado do Rio Grande do Sul já são 685 casos. Dentre as muitas polêmicas envolvendo a situação, o Ministro da SAÚDE, Luiz Henrique Mandetta reafirma a importância do isolamento social, da utilização de máscaras e luvas e dos cuidados com a higiene pessoal.