Depois de muitos dias de isolamento social e medidas para manter o comércio em geral fechado por meio de Decretos Estaduais, para controlar a pandemia de Covid-19, na tarde da quarta-feira, 15, o governador Eduardo Leite se pronunciou oficialmente flexibilizando as imposições sobre os municípios gaúchos.
Apenas a região metropolitana e de serra gaúcha continuam com atividades comerciais suspensas, visto que essas áreas são as que mais contém casos de Coronavírus e óbitos registrados até o presente momento.
Em seu pronunciamento oficial, o governador frisou que a decisão sobre a reabertura gradual do comércio é motivada pela crise socioeconômica que o país e Estado vivem nesse período. Além disso, Leite reafirmou que os prefeitos devem ser responsáveis e claros em seus pronunciamentos para que exista um distanciamento controlado dos munícipes.
Para finalizar sua fala, Eduardo Leite afirmou que todas as medidas governamentais são embasadas em observações feitas por cientistas que estudam o vírus respiratório como também em alertas dos profissionais de saúde de trabalham na linha de frente nas casas de saúde, aplicando testes e tratando dos casos confirmados.