O Rio Grande do Sul registrou mais dois óbitos por Covid-19 da noite de quinta para a manhã desta sexta-feira, elevando o total no estado para 31, entre 1.039 casos confirmados da doença. As novas fatalidades ocorreram nas cidades de Venâncio Aires e Lajeado, que tiveram suas primeiras mortes em decorrência do novo coronavírus. A letalidade em território gaúcho é 2.98%, a quinta mais baixa do País.
Na noite dessa quinta, um homem de 67 anos que estava internado há 14 dias na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Sebastião Mártir faleceu em Venâncio Aires. O município tem sete casos confirmados. Destes, três já estão curados, um segue internado na UTI e outros dois estão em isolamento domiciliar. Ainda é aguardado o resultado de outras sete pessoas testadas.
Em Lajeado, uma idosa de 86 anos morreu por volta das 23h45min de quinta, na UTI Covid-19 do Hospital Bruno Born (HBB). Ela tinha histórico de doença vascular e havia dado entrada na casa de saúde com sintomas da doença no dia 17 de abril. No mesmo dia, houve a coleta de material para exame, que foi encaminhado ao Laboratório Central do Estado. O resultado positivo chegou na quarta-feira.
Enquanto 106 municípios do Rio Grande do Sul têm casos confirmados da patologia viral, 16 registraram óbitos. Porto Alegre lidera ambas as listas, com 413 pacientes e dez mortes, seguida por Passo Fundo, com seis fatalidades. Em Novo Hamburgo, duas pessoas perderam a vida. Ainda, registraram um óbito cada, além de Venâncio Aires e Lajeado, São Leopoldo, Marau, Serafina Corrêa, Alvorada, Canoas, Tio Hugo, Ivoti, Vacaria, Encruzilhada do Sul, Arroio do Sal e Cidreira.
Como prevenir o contágio do novo coronavírus
De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:
• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.
• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.
• evitar aglomerações se estiver doente.
• manter os ambientes bem ventilados.
• não compartilhar objetos pessoais.