Confira a diferença entre distanciamento, isolamento e quarentena
Publicado em 14 de maio de 2020
Compartilhar
A- A A+

Desde o dia 26 de fevereiro quando foi confirmado o primeiro caso do Covi-19 no Brasil, os 27 estados e o Distrito Federal tem se organizado para tentar evitar a disseminação do vírus respiratório. Segundo dados disponibilizados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, já são 13.276 mortes provocadas pela Covid-19 e 192.081 casos confirmados.

Dessa forma, nesse período, diversos termos entraram para o nosso vocabulário como: distanciamento, isolamento e quarentena. Palavras extremamente semelhantes mas com diferenças significativas, aplicadas em diferentes situações. Confira a baixo o que se refere cada um:                                                                 

Distanciamento Social

É por iniciativa própria, você decidir manter um distanciamento do resto da sociedade mesmo que não esteja infectado. É uma forma de conscientização coletiva de permanecer o maior tempo em casa possível. Além disso, a medida impede que quem foi infectado pelo Sars-CoV-2 e ainda não apresentou sintomas transmita o vírus para os outros.

Isolamento Social

Essa medida é aplicada somente com recomendações médicas para pessoas que estão sentindo sintomas do Covi-19 e que precisam ficar por pelo menos 14 dias isoladas para que, caso sejam positivas, não passem para outras pessoas. Existe o isolamento vertical, que é somente para pessoas que estão contaminadas ou esperando o resultado. Além disso existe também o isolamento horizontal, que serve para que todos os cidadãos fiquem em suas casas.

Quarentena

Estado de quarentena é uma medida tomada por governantes na qual todos os estabelecimentos que não forem considerados essenciais são fechados e a sociedade é aconselhada a permanecer em casa. O intuito é diminuir os casos da doença.

 

Fonte: Isadora Ferrão/ Departamento de Jornalismo da Barril FM
Fotos
Comentários