Lideranças organizam Campanha de Doação de Sangue Inteligente
Publicado em 02 de junho de 2020
Compartilhar
A- A A+

O Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Seberi foi palco de reunião entre lideranças de várias entidades e órgãos na sexta-feira, 29 de maio, para tratar da Campanha de Doação de Sangue Inteligente. A iniciativa é da Administração Municipal de Frederico Westphalen, através da Secretaria da Saúde, em parceria com entidades e instituições.

A campanha busca cadastrar doadores para suprir as necessidades dos bancos de sangue. De acordo com a secretária da Saúde de Frederico Westphalen, Léa Tomschke, o Hemocentro de Passo Fundo (Hemopasso) registrou, após o início das medidas de isolamento social devido ao coronavírus, uma queda de 37% nas doações de sangue. Em Porto Alegre, a redução chega a 50%.

Durante a reunião, foi citada a necessidade de Frederico Westphalen ter um Posto de Coleta de sangue, o que facilitaria o processo de doação.

A Secretaria da Saúde de Frederico Westphalen já havia solicitado à Secretaria Estadual da Saúde a viabilização de uma sala para coletas de sangue. Agora, o pedido será reforçado para facilitar a busca por doadores em toda a região.

Quem promove a campanha

Participaram da reunião a secretária da Saúde de Frederico Westphalen, Léa Tomschke; a responsável pelo Setor de Doação de Sangue da Secretaria Municipal de Saúde de FW, Honorina Tereza Ganzer; o chefe do Posto da PRF de Seberi, Adalberto Pegoraro; o delegado da Polícia Civil, Eduardo Ferronato Nardi; representando o Clube de Tiro Frederiquense, o presidente da entidade, Gilmar Bisello, e o médico Jorge Alberto Espina Roses; e o capitão da Brigada Militar, Douglas Knorst. Apoiam e também realizam a campanha o Lions Clube de Frederico Westphalen, o Hospital Divina Providência (HDP) e os funcionários do Fórum de FW.

Conforme Honorina, na campanha de doação de sangue “Seja um doador Campeão!”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Frederico Westphalen no início de 2020, mais de três mil pessoas se cadastraram para doar sangue quando for solicitado pela Secretaria.

Fonte: ASCOM/FW
Fotos
Comentários