Na última sexta-feira, 03 de julho, o agravamento da pandemia causada pelo coronavírus deixou dez regiões gaúchas em bandeira vermelha, de alto risco de contaminação com o coranavírus, entre elas Palmeira das Missões da qual Frederico Westphalen faz parte, outras dez regiões em bandeira laranja, de médio perigo. E pela primeira vez nenhuma região ficou em bandeira amarela, de baixo risco de contágio.
O governo do estado ressaltou tais regiões que tiveram piora na classificação final, e portanto, terão mais restrições em suas atividades como é o caso de Palmeira das Missões, que estava classificado na bandeira laranja e migrou para a bandeira vermelha de alto risco.
As regiões e municípios tinham até o domingo para enviar o recurso e o pedido de reanálise da classificação. Frederico Westphalen pela segunda vez recorreu ao recurso, o resultado sai nesta segunda-feira, e a nova classificação da bandeira na terça-feira, 07 de julho.
Ressaltamos que Frederico Westphalen registrou neste domingo, 05 de julho, o terceiro óbito pela COVID-19, já somam 218 infectados pelo coronavírus segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Frederico Westphalen.