Nos últimos dias, o Grupo Creluz registrou dois ataques de larápios em sua área de atuação. Em Palmeira das Missões, ladrões atacaram um transformador em uma propriedade rural, utilizado para o abastecimento de um pivô de irrigação, já em Boa Vista das Missões o ataque foi a Usina Solar Boa Vista, localizada no entroncamento da BR 158 com a BR 386.
O objetivo dos ladrões, segundo informações policiais, é furtar material de cobre que é muito valioso no mercado clandestino. Em Palmeira das Missões, o transformador continha alumínio assim o ataque foi frustrado, porém na Usina Boa Vista foram subtraídos fios de cobre.
Os dois crimes foram registrados e a Polícia Civil já iniciou as investigações para identificar possíveis envolvidos. Infelizmente ocorrências desta natureza estão se tornando comuns na área de atuação da Creluz. Somente em 2019, mais de uma dezena de casos de ataque a transformadores foram registrados.
Além da danificação dos equipamentos, esses crimes geram inúmeros outros transtornos e prejuízos a Cooperativa, deixando consumidores sem energia elétrica, além de ser necessária a reposição do equipamento com todo o custo de manuseio e mão de obra. Informações que auxiliem na investigação dos crimes devem ser repassadas as autoridades policiais.