RS: Semana de instabilidade e com risco de granizo nesta segunda-feira
O Inmet emitiu alerta de tempestade com risco de queda de granizo abrangendo diversas áreas do Estado
Publicado em 09 de novembro de 2020
Compartilhar
A- A A+

A semana deve começar com chuva forte e generalizada no Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia  emitiu alerta de tempestade com risco de queda de granizo para segunda-feira, 9, abrangendo diversas áreas do Estado. São elas: Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho. 

Segundo a Somar Meteorologia, a precipitação ocorre não por conta de uma frente fria, mas devido à um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Rio Grande do Sul e a Argentina que ganha força, além de outras instabilidades em diferentes níveis da troposfera. O extremo sul do Estado segue sem previsão de chuva, agravando a situação de estiagem da área.

Na terça-feira, 10, a chuva perde um pouco de intensidade, mas ainda há possibilidade de pancadas no centro-leste do Estado. Já na fronteira com o Uruguai, o tempo firme predomina, apresentando apenas a variação de nuvens ao longo do dia. No litoral gaúcho, o destaque fica por conta dos ventos, que soprarão com até 70km/h — no restante do Rio Grande do Sul, a média será de 50km/h.

O tempo instável segue até quarta-feira, 11, com chuvas irregulares. Contudo, a precipitação deve se concentrar especialmente na faixa leste do Estado.

A região norte terá chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado na segunda-feira. Em Erechim, as temperaturas ficam entre 18°C e 27°C na segunda. Na região noroeste a semana se inicia com pancadas de chuva e trovoadas, que permanecem até terça-feira. Na quarta-feira o céu terá apenas algumas poucas nuvens, e a precipitação volta a ocorrer somente no domingo à tarde. Em Santa Rosa, temperaturas ficam entre 18°C e 21°C na segunda.

Em Frederico Westphalen, a temperatura varia entre 18°C e 22°C nesta segunda-feira, 9.

Fonte: *Com informações da GZH
Fotos
Comentários