Justiça Eleitoral orienta eleitores para o dia da votação
O TRE-RS elaborou uma série de dicas para o cidadão que votará neste dia 15 de novembro
Publicado em 13 de novembro de 2020
Compartilhar
A- A A+

As eleições municipais ocorrem neste domingo, 15, e os preparativos já começaram para garantir agilidade e segurança a todos os eleitores. Seguindo uma cartela de protocolos, estabelecidos pelos órgãos competentes, a Justiça Eleitoral preparou algumas dicas importantes a serem seguidas.

O empenho por um pleito seguro contou com a consultoria de profissionais de saúde, garantindo que todas as 24,3 mil seções eleitorais do estado estejam plenamente abastecidas com EPIs (equipamentos de proteção individual) e aptas a realizar os procedimentos necessários.

Recomendações Sanitárias

O cidadão deve seguir as normas de distanciamento social e evitar o contato físico. A recomendação é que seja mantida a distância mínima de um metro entre os eleitores.

Também serão disponibilizados materiais de proteção como álcool gel e máscaras, no entanto, orientamos que o eleitor já saia de casa com a sua, pois o número de máscaras extras é limitado e a sua utilização para votar é obrigatória.

Na hora de votar

O método de votação foi alterado para torná-lo mais seguro. Agora o eleitor, ao entrar na seção eleitoral, se posicionará na frente do mesário, a uma distância mínima de um metro.

Para evitar manuseio do seu documento, o próprio cidadão deverá mostrá-lo ao mesário. Ao ser identificado pela foto, o eleitor poderá ler em voz alta o número do seu título para que seja digitado pelo presidente da seção no terminal do mesário. O presidente lerá em voz alta o nome do eleitor para confirmar a sua identidade. O eleitor também poderá utilizar o aplicativo e-Título para a identificação, desde que tenha habilitado a biometria. No entanto, é necessário lembrar que o uso do telefone celular na cabina de votação não é permitido.

Depois do processo de identificação, o eleitor deverá higienizar as mãos para a assinatura do caderno e para a votação, preferencialmente com a sua própria caneta. Após assinar, o cidadão aguarda a habilitação da urna, quando o mesário avisará que já pode ingressar na cabina de votação e digitar o número dos seus candidatos. Terminado seu voto, o eleitor higieniza as mãos e se retira da seção, abandonando o mais breve possível o prédio, de modo a evitar aglomerações desnecessárias.

Lembretes importantes

Antes das eleições, verifique o seu local de votação através do site do TSE ou no aplicativo e-Título.

A Justiça Eleitoral gaúcha também disponibiliza para consulta dos locais o telefone 148. No sábado, 14, anterior ao dia do primeiro turno, o serviço estará disponível das 10h às 19h e no domingo de eleição, 15, das 6h às 17h.

Depois de verificar onde votar, não esqueça de levar documento oficial com foto, máscara e sua caneta para evitar o compartilhamento do objeto na hora de assinar.

A votação ocorre entre sete horas da manhã e cinco horas da tarde, de acordo com o relógio local. O horário entre as 7h e 10h da manhã será preferencial para maiores de 60 anos e pessoas em grupo de risco.

Lembre-se que o primeiro voto é para vereador (5 dígitos), e, na sequência, para prefeito (2 dígitos).

O primeiro turno da votação ocorre no dia 15 de novembro, e nos municípios onde se aplica, o segundo turno será realizado no dia 29 de novembro.

Fonte: TRE RS
Fotos
Comentários