Na manhã desta quinta-feira, 12, esteve nos estúdios da Barril FM o Promotor de Justiça de Frederico Westphalen, João Pedro Togni, para falar das eleições municipais 2020, que acontecem no próximo domingo, 15.
Togni esclareceu o papel do Ministério Público no que diz respeito ao cumprimento das leis eleitorais no município de na região e explanou a diferença entre Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral.
Segundo o Promotor, o papel do Ministério Público eleitoral é permanente, mas nos anos de eleições as ações ficam ainda mais evidentes, desde a análise dos registros de candidatura dos oito municípios da zona eleitoral e a investigação de toda a parte ilícita eleitoral que venha a ocorrer no pleito.
“Neste ano foram tomadas providências antecipatórias visando diminuir violência e atos que possam gerar o desequilíbrio do jogo eleitoral”, como o caso de FW, o qual não foi permitido carreatas e visitas no interior das residências. Mesmo com as medidas, a região teve alguns obstáculos em relação ao cumprimento das medidas, inclusive, o uso de violência em alguns municípios pertencentes à zona eleitoral.
O Promotor ainda frisa a obrigatoriedade do uso de máscara e os documentos necessários para a votação no próximo domingo.