Rondônia transferirá pacientes com covid-19 para o Rio Grande do Sul
Leitos de UTI dos hospitais rondonienses estão lotados
Publicado em 25 de janeiro de 2021
Compartilhar
A- A A+

Cinquenta pacientes com covid-19 vão ser transferidos a partir de amanhã, 26, de Porto Velho para hospitais de Porto Alegre e Canoas, no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pelo governador em exercício do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior. Em mensagem no Twitter, ele disse que atende a um pedido do Ministério da Saúde.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1399631&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1399631&o=node

A medida foi uma das últimas ações de Vieira como governador em exercício antes de sair de férias e transmitir, nesta manhã, a chefia do Poder Executivo ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ernani Polo. O governador Eduardo Leite está viajando e só deve reassumir o cargo na quarta-feira, 27.

Segundo o governo gaúcho, 20 dos pacientes transferidos de Rondônia serão atendidos no Hospital Universitário de Canoas. Os outros 30 pacientes ficarão em Porto Alegre – 10 no Grupo Hospitalar Conceição, 10 no Hospital de Clínicas e 10 no Hospital Vila Nova. Inicialmente, eles ocuparão leitos de enfermaria, mas, em nota, o diretor do Departamento de Regulação Estadual do Rio Grande do Sul, Eduardo Elsade, garantiu que a rede de saúde está apta a atendê-los em unidades de terapia intensiva (UTIs), caso necessário.

“Temos condições de suportar um eventual aumento de demanda e não temos receio de aceitar esses pacientes, colaborando com os estados do Norte do país, que estão em dificuldade neste momento”, afirmou Elsade, na nota divulgada pelo governo gaúcho.

Fonte: Agência Brasil
Fotos
Comentários