RS recebe novo lote de vacinas AstraZeneca
Remessa da Pfizer chegará em voo na noite desta segunda
Publicado em 03 de maio de 2021
Compartilhar
A- A A+

O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã desta segunda-feira, 3, mais 413.750 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz para avançar na vacinação das pessoas com comorbidades no Estado. As 32.760 doses da Pfizer/Biontech, previstas para chegarem no mesmo avião, que pousou antes das 9h, só chegarão em voo com aterrissagem prevista para as 19h45.

No início da manhã de sábado, dia primeiro, chegaram em Porto Alegre 22.800 doses da Coronavac/Butantan, que devem ser distribuídas com as 7.200 doses do mesmo fabricante enviadas durante a semana passada. Essas doses serão utilizadas para a segunda aplicação (D2) de quem já recebeu a primeira há 28 dias ou mais.

A definição sobre a distribuição das vacinas às coordenadorias regionais de saúde (CRS) está sendo feita pela Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), na manhã de hoje. “Com as novas doses da AstraZeneca, vamos conseguir avançar bastante nas comorbidades, chegando até a fase 2 desse grupo e vacinando mais da metade do público total estimado, que é de pouco mais de 1 milhão de pessoas no RS. Nossa expectativa é vacinar todas as comorbidades ainda em maio”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Na fase 2 das comorbidades, será aberta a vacinação para pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos. 

Fonte: Helena Knob/ Jornalismo Barril FM
Fotos
Comentários