Os empreendedores de Frederico Westphalen têm papel fundamental na movimentação da economia, prova disso é a geração de 264 novas vagas de empregos formais apenas no primeiro trimestre de 2021. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no dia 28 de abril pelo Ministério da Economia.
Nos três primeiros meses de 2021, ocorreram 1.221 admissões e 957 desligamentos, grando saldo positivo de 264 novas vagas no período. Os números positivos são observados em diferentes setores e foram alavancados, principalmente, pela indústria e pelo comércio que, juntos, representaram em torno de 210 das vagas abertas. Em todo o ano de 2020, o saldo foi de 539 novos postos formais de trabalho.
Segundo o secretário de Indústria Comércio e Turismo, Alessandro Molossi, os dados demonstram um movimento de retomada da economia e a identidade empreendedora do município. “Ao analisarmos os números de 2020 em relação aos municípios da região e do Estado que já eram significativamente positivos, o primeiro trimestre de 2021 confirma que estamos em um caminho de crescimento econômico, e estamos alcançando índices semelhantes daqueles registrados antes do início da pandemia”, destacou Molossi.
A Administração de Frederico Westphalen, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, tem promovido ações e projetos e participa ativamente junto à classe empresarial, se consolidando a cada dia como elo entre o Poder Público e a iniciativa privada na promoção do fomento ao empreendedorismo que tanto movimenta as economias locais.
Trabalhadores informais
Os dados do Caged consideram somente os trabalhadores formais com carteira assinada, não entrando nesse cenário os trabalhadores informais.
“Sabemos da importância dos trabalhadores informais para as economias locais na geração de renda e manutenção das famílias e, em relação a isso, programas específicos buscam dar suporte a essa categoria”, adiantou Molossi.
Conforme o secretário, os números do Caged são coletados diretamente das empresas e se referem ao setor privado com carteira assinada, enquanto que os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) são obtidos por meio de pesquisa domiciliar e abrangem, também, o setor informal da economia.
“Nossas políticas públicas de incentivo aos micros, médios e grandes empreendedores trazem resultados práticos e positivos. Esse grande crescimento no número de vagas formais registradas comprova que os empreendedores e trabalhadores de Frederico Westphalen superam as dificuldades e seguem impulsionando o desenvolvimento do município”, pontuou o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso.
FW registra saldo positivo de 264 novos empregos formais em 2021
Em todo o ano de 2020, o saldo foi de 539 novos postos formais de trabalho
Publicado em 11 de maio de 2021
Fonte: ASCOM/FW
Comentários
Últimas Notícias
Policial
Idoso é preso por estupro de vulnerável em Taquaruçu do Sul
Publicado em 02 de julho de 2025
Economia
Aneel vai avaliar impacto de vetos na conta de luz após deputado acusar governo de distorção
Publicado em 02 de julho de 2025
Saúde
Anvisa autoriza ensaio clínico de vacina da gripe aviária
Publicado em 02 de julho de 2025
Geral
RS tem quarta-feira congelante com ao menos 19 cidades com temperaturas abaixo de zero
Publicado em 02 de julho de 2025
Geral
Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Publicado em 01 de julho de 2025
Região
Apostador de Planalto ganha quase 600 mil na Quina
Publicado em 01 de julho de 2025
Saúde
UTI do Hospital Divina Providência retoma internações após cumprimento rigoroso de protocolo sanitário
Publicado em 30 de junho de 2025
Frederico Westphalen
CORSAN: Abastecimento de água no bairro Primavera se normaliza após o meio-dia
Publicado em 30 de junho de 2025
Região
Cheia do Rio Mel atinge balneário e ameaça áreas baixas de Iraí
Publicado em 30 de junho de 2025
Rural
Mapa entrega máquinas para recuperar Rio Grande do Sul
Publicado em 30 de junho de 2025