Governo do RS retira limitação de ocupação de espaços abertos e fechados das medidas de enfrentamento à Covid
Outro protocolos seguem obrigatórios, como uso de máscara, isolamento domiciliar de pessoas com coronavírus, disponibilização de álcool em gel e comprovante vacinal em eventos com aglomeração
Publicado em 18 de novembro de 2021
Compartilhar
A- A A+

O governo do estado decidiu, nesta quarta-feira, 17, flexibilizar alguns protocolos no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul. Entre eles, retirar o teto de ocupação de espaços tanto abertos como fechados, assim como as multas em caso de descumprimento.

O detalhamento das alterações foi apresentado nesta manhã a secretários, entidades comerciais, dirigentes de hospitais e representantes de universidades. O decreto, porém, será publicado até sexta-feira, 19, com vigência a partir de 0h de sábado, 20.

"Retiramos essas restrições, mas isso não significa que está tudo bem. Observamos uma estabilização importante e entendemos que podemos dar esse passo. Precisamos que toda a população adote essas medidas, mantendo os cuidados, para evitar que tenhamos de dar um passo atrás. Estamos avançando, mas a pandemia ainda não acabou", diz o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.

Por outro lado, os protocolos seguem obrigatórios. O comprovante vacinal, por exemplo, é indispensável em atividades de maior risco ou aglomeração, como competições esportivas, eventos de entretenimento (festas) e casas noturnas, cinemas, teatros, shows e demais ambientes de espetáculo. Para as demais atividades, ele se torna uma recomendação. 

O gabinete de crise entende que, em municípios cuja vacinação completa (duas doses ou vacina de dose única) esteja em 90% ou mais, esse protocolo não é necessário em todas as atividades, incluindo as de maior risco de contágio.

"É o índice recomendado em qualquer campanha vacinal. Nesses locais, com esse contingente imunizado, as pessoas estão mais protegidas, por isso podemos colocar em prática esse novo modelo de diferenciar pelo andamento da vacinação. No Estado, 277 municípios já alcançaram coberturas vacinais acima da média do RS, que é de 87,3%", diz a secretária de Saúde Arita Bergmann.

Protocolos gerais obrigatórios

  • Usar máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz, principalmente em locais fechados ou com maior número de pessoas.
  • Manter e garantir o isolamento domiciliar de pessoas e contactantes dessas pessoas com suspeita de Covid-19 até acesso à testagem adequada e, em caso de confirmação, evitar a realização de atividades fora de casa.
  • Disponibilizar água e sabão ou álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos.
  • Apresentar o comprovante vacinal antes de entrar e para permanecer em eventos e atividades de maior risco ou aglomeração.

 

Fonte: *Com informações do G1 Foto: Alina Souza
Fotos
Comentários