'Estavam passando por aquela situação pela 1ª vez', diz agente que negociou assalto com reféns em Palmeira das Missões
Tenente-coronel Marcelo Fraga Carpes, do Comando Regional do Alto do Jacuí, manteve conversas com os dois assaltantes por cerca de 6 horas. Clientes da loja foram mantidos reféns após assalto
Publicado em 08 de fevereiro de 2022
Compartilhar
A- A A+

Prestes a se tornar comandante regional do policiamento ostensivo da Brigada Militar (BM) no Alto do Jacuí, o tenente-coronel Marcelo Fraga Carpes precisou lidar com um assalto com reféns e disparo de tiros no seu antepenúltimo dia no atual cargo.

Foi ele o agente da BM responsável por negociar com os dois suspeitos que mantiveram oito pessoas sob domínio em uma loja de Palmeira das Missões, no Noroeste do estado, na tarde desta segunda-feira, 7.

"Claramente são pessoas que estavam passando por aquela situação pela primeira vez. Ainda não sabemos os antecedentes criminais deles, mas, quando eles viram a aproximação da nossa guarnição, dispararam contra os agentes. Era um assalto e acabou evoluindo para essa questão com reféns, que eles não esperavam", conta o tenente-coronel.

Segundo Carpes, o crime começou como um assalto, mas acabou tomando maiores proporções depois da chegada da polícia. Ele conta que os dois assaltantes ficaram assustados com a presença da BM, chegaram a atirar contra os agentes e acabaram fazendo todos os clientes reféns, em uma ação que durou mais de seis horas.

Após a demonstração de nervosismo dos criminosos, a polícia recuou e iniciou a negociação. Ele ainda conta que, durante as mais de seis horas de negociação, os dois criminosos fizeram exigências pouco usuais, o que alertou os agentes para a inexperiência da dupla.

"Eles demonstravam bastante nervosismo, pediam coisas incomuns. Pediram água e cigarro, por exemplo. Pediram a presença da imprensa e de uma advogada, também. Fomos atendendo, na medida do possível, para ganharmos tempo até a chegada do Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais]", explica.

A dupla se entregou à polícia por volta das 18h15, e as armas utilizadas no crime foram apreendidas pela Brigada Militar. As seis mulheres que eram mantidas reféns foram liberadas com segurança e encaminhadas a atendimento médico.

"Graças a Deus seguimos a nossa doutrina e as vítimas estão íntegras, assim como os presos e os policiais", diz o tenente-coronel.

Relembre o caso

Dois homens assaltaram uma loja e fizeram funcionários e clientes reféns nesta segunda-feira, 7, em Palmeira das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Agentes da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Corpo do Bombeiros foram enviados ao local, que teve sua área isolada.

Inicialmente, eram oito pessoas mantidas reféns, mas duas mulheres foram liberadas no início da tarde. Uma delas está grávida.

De acordo com o tenente-coronel Carlos Augusto da Cruz Soares, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Alto Jacuí, o crime teve início por volta do meio-dia, quando a proprietária da loja acionou o botão de alarme e a Brigada Militar cercou o local.

Agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) também foram deslocados ao local para uma possível entrada na loja. Por volta das 18h15, todas as reféns foram liberadas e os criminosos foram presos.

Fonte: *G1
Fotos
Comentários