Metsul alerta para risco de chuva forte e temporais no RS
Antes da chuva, entretanto, a quinta-feira, 24, será muito quente e abafado na maioria das cidades do Rio Grande do Sul
Publicado em 23 de fevereiro de 2022
Compartilhar
A- A A+

Apesar do tempo firme nesta quarta-feira, 23, o cenário atmosférico vai mudar e a atmosfera se tornará instável nesta quinta-feira, 24, e na sexta-feira, 25, com previsão de chuva em muitas áreas do Estado e alto risco de temporais localizados. A instabilidade também vai alcançar os estados de Santa Catarina e do Paraná com possibilidade de chuva isoladamente forte e de temporais em alguns pontos nos dois dias.

A instabilidade acompanhará o ingresso de ar tropical quente e úmido no território gaúcho que vem com um rio atmosférico que se origina na Amazônia e vai atuar com frequência no Rio Grande do Sul neste final de fevereiro e, principalmente, durante a primeira semana de março.

Isso fará com que a chuva fique muito mais frequente, com altos acumulados de precipitação nos próximos 15 dias em grande número de municípios, e ainda favorecerá uma maior ocorrência de temporais localizados de chuva forte, raios, vento e granizo que ocorrem mais da tarde para a noite e, em alguns casos, podem ser fortes e com danos. Aliás, um dos principais riscos na quinta e na sexta-feira no Rio Grande do Sul será a ocorrência de chuva muito intensa em curto intervalo em pontos localizados do estado gaúcho. Não há como se antecipar quais pontos exatos podem ter estes aguaceiros pelo caráter bastante isolado, mas a probabilidade de que ocorram episódios de chuva muito volumosa com alagamentos e inundações repentinos quinta e sexta é alta no estado gaúcho.

Antes da chuva, entretanto, a quinta-feira, 24, será muito quente e abafado na maioria das cidades do Rio Grande do Sul com máximas previstas de até 33ºC em Porto Alegre e 35ºC na região dos vales. Com a chuva, que em algumas cidades mais a Nordeste do Estado só deve chegar à noite, se espera um alívio do calor. Por outro lado, a elevada umidade proporciona abafamento. Na sexta-feira, o tempo não firma e se espera mais um dia com instabilidade no Rio Grande do Sul. Embora o sol apareça com nuvens em diversas cidades no decorrer do dia, a cobertura de nebulosidade torna a aumentar e a atmosfera mais uma vez deve se instabilizar com chuva em grande número de municípios, especialmente da tarde para a noite. Mais uma vez o risco será alto de chuva localizada forte a intensa com altos volumes em curto período e de temporais isolados com possibilidade de vento forte ou queda de granizo.

Fonte: *Com informações da Metsul Meteorologia
Fotos
Comentários