Russos tomam a região de Chernobyl, onde há um depósito de resíduos nucleares
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que há forças do país que tentaram evitar que as tropas russas capturassem a antiga usina nuclear
Publicado em 24 de fevereiro de 2022
Compartilhar
A- A A+

As autoridades ucranianas informaram que tropas russas tomaram a região onde fica o depósito de resíduos nucleares de Chernobyl. As forças russas chegaram ládepois de cruzar a fronteira da Belaru s com a Ucrânia.

A informação é de um assessor da presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolyak.

"É impossível dizer que a planta de Chernobyl está segura depois desse ataque completamente sem sentido pelos russos", ele afirmou.

Segundo o assessor, essa é uma das ameaças mais sérias na Europa hoje.

Mais cedo, um assessor do ministério do Interior ucraniano, Anton Guerashtshenko, as "tropas dos ocupantes entraram na zona da usina de Chernobyl por Belarus". Houve combate entre ucranianos e russos pela região.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que forças do país tentaram evitar que as tropas russas capturassem a antiga usina nuclear.

Um dos reatores explodiu em abril de 1986. As emissões nucleares do acidente foram equivalentes às emissões de 400 bombas como a que foi lançada em Hiroshima, no Japão, no final da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, 30 pessoas morreram.

A região ao redor da antiga usina não é habitável e é conhecida como Zona de Exclusão.

Fonte: G1 Foto: REUTERS/Gleb Garanich As autoridades ucran
Fotos
Comentários