RS terá chuva intensa e temporal nos próximos dias
Volume de chuva será expressivo em diversas cidades e pode superar a média de todo o mês de março em apenas dois dias
Publicado em 22 de março de 2022
Compartilhar
A- A A+

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de alto risco meteorológico no Rio Grande do Sul, no Paraguai e nas províncias argentinas de Corrientes e Misiones nesta quarta, 23, e na quinta-feira, 24, ante a perspectiva de chuva volumosa a excessiva em diversas áreas e a probabilidade muito alta de episódios de tempo severo como vendavais e queda de granizo que podem causar danos em alguns pontos.

Trata-se de um complexo cenário meteorológico, mais comumente observado em meses de final do outono e do inverno, em que no momento inicial a instabilidade será consequência de uma frente quente e, depois, por uma frente fria associada a um ciclone extratropical na Argentina e no Rio da Prata. Uma área de baixa pressão térmica vai organizar uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul durante a quarta-feira.

A frente fria associada ao ciclone avançará pelo Rio Grande do Sul, o Nordeste da Argentina, Paraguai e demais estados do Sul do Brasil com chuva e tempo severo. A frente fria, ao encontrar a massa de ar quente trazida por uma corrente de jato em baixos níveis sobre o Sul do Brasil gerada pelo ciclone na Argentina, vai gerar nuvens de grande desenvolvimento vertical. Estas nuvens vão trazer precipitação com volumes elevados e ainda os temporais. O tempo já começa a mudar nesta terça com aumento de nuvens e chuva no Oeste, no Centro e em parte do Sul gaúcho. No decorrer da quarta e no começo da quinta, a instabilidade vai se generalizar com chuva e temporais.

Ainda na quinta, o tempo começa a melhorar a partir do Oeste e do Sul enquanto na sexta o tempo estará firme em grande parte do Rio Grande do Sul sob ar mais seco.

VOLUMES ELEVADOS DE CHUVA

Todos os dados analisados pela MetSul convergem para um cenário de chuva muito volumosa em parte do Rio Grande do Norte, no Sul do Paraguai, na província argentina de Misiones e no Norte de Corrientes, também na Argentina. Os acumulados de precipitação serão expressivos em diversas cidades devem superar a média de todo o mês de março em apenas dois dias.

ALTO RISCO DE TEMPORAIS

 É alto o risco de tempestades localizadas pela frente quente e depois no deslocamento da frente fria pelo Sul do Brasil entre esta quarta e a quinta-feira. Podem ocorrer temporais em diferentes pontos com elevada incidência de raios, granizo e fortes rajadas de vento. O risco de temporais é maior na Metade Norte gaúcha, em Corrientes e Missiones, e no Paraguai, mas não se afasta tempo severo em Santa Catarina e no Paraná, particularmente no Oeste dos dois estados. O avanço de ar quente para o Noroeste e o Norte gaúcho nesta quarta e nas primeiras horas da quinta favorecerá nuvens de grande desenvolvimento vertical com altas taxas de instabilidade atmosférica, o que explica o risco de tempo severo.
 

Fonte: *Com informações da Metsul Meteorologia
Fotos
Comentários