O grande volume de chuvas registradas nos últimos dias na região, causaram estragos e prejuízos nos municípios. Na maioria das cidades, as precipitações alcançaram 200 milímetros no final de semana.
Em Frederico Westphalen, cerca de 250 mm acumulados em quatro dias de chuvas deterioraram todas as estradas e acessos do interior a algumas propriedades rurais. Segundo informações da Secretaria da Agricultura, em alguns pontos específicos houve queda de barreiras. A Secretaria está com todo o maquinário trabalhando emergencialmente na desobstrução de bueiros, pontilhões, limpeza de valetas e materiais carregados pelas águas depositados nas estradas e pede paciência à população.
A prefeitura de Seberi informou que, diante da falta de condições de trafegabilidade das estradas do interior do município, as aulas nas escolas municipais foram suspensas nesta segunda, 30, e terça-feira, 31.
A travessia da balsa entre Barra do Guarita e Itapiranga está suspensa, ainda sem previsão de retomada. De acordo com a prefeitura de Itapiranga, a Defesa Civil está monitorando o Rio Uruguai. As 10h da manhã desta segunda-feira, 30, o nível do rio estava em 9,10 metros, um aumento de 6cm somente na última hora, seguindo com tendência à elevação.