Inverno: estação inicia nesta terça com chuva e alta umidade
Inverno segue até o dia 23 de setembro
Publicado em 20 de junho de 2022
Compartilhar
A- A A+

O inverno começa nesta terça-feira, 21 de junho e termina no dia 23 de setembro. Na maior parte do país, o inverno não é rigoroso em decorrência da sua localização em relação à linha do Equador. Porém, o frio segue mais intenso, especialmente na região sul do país, onde já vem enfrentando temperaturas negativas.

A semana inicia com sol, mas o tempo muda no Rio Grande do Sul durante esta terça-feira, 21. Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, que se origina na Bolívia, traz ar quente que, ao encontrar a massa de ar frio, vai formar uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul. A nebulosidade aumentará muito e o tempo vai se instabilizar com chuva no decorrer do dia.

O tempo já muda na Metade Oeste no começo da terça-feira e a instabilidade rapidamente avança para Leste até o período da manhã nesta terça, tomando conta do território gaúcho. Alerta-se para o alto risco de chuva localmente forte a torrencial com queda de raios e para a possibilidade elevada de queda isolada de granizo. Não podem ser descartados temporais em pontos localizados com vento muito forte. Devido ao quadro de instabilidade e ao aumento da nebulosidade, a madrugada é menos fria e a tarde terá máximas menores, embora não seja muito fria. Na quarta, o tempo segue instável. Muitas nuvens persistem sobre o Rio Grande do Sul e ainda chove em diversas regiões no decorrer do dia. Permanece o risco de chuva localmente forte com raios e ocasional queda isolada de granizo. Na Metade Norte, entretanto, pela influência do ar mais quente trazido pela corrente de jato em baixos níveis, o sol pode aparecer com nuvens em parte do dia em diversas cidades com maior aquecimento. Gradualmente, porém, a frente passa de quente para fria à medida que ar mais frio avança de Sul. Com o ingresso de ar mais quente e sob elevada umidade relativa do ar, os gaúchos devem esperar nesta semana condições de excessiva umidade sobre superfícies em apartamentos e casas com calçadas, pisos, paredes e vidros molhados. O ar mais quente e úmido vai encontrar as superfícies resfriadas após dias de baixa temperatura, trazendo a umidade por condensação. A instabilidade não deixa o Rio Grande do Sul na quinta-feira e na sexta-feira. O Norte e o Leste do Estado vão seguir com muitas nuvens e períodos de chuva na quinta-feira, mas a partir do Oeste o tempo já começa a melhorar. Podem ocorrer aberturas de sol entre muitas nuvens em diferentes pontos. Na sexta, a instabilidade se concentra mais no Norte do Estado enquanto no Oeste, no Centro e no Sul o sol aparece com nuvens em meio a períodos de maior nebulosidade e neblina. Ar mais frio e seco deve avançar pelo território gaúcho no sábado.

Fonte: *Com informações da Metsul Meteorologia Foto: Reprodução internet
Fotos
Comentários