2ª dose de reforço contra a Covid-19 para menores de 40 anos começa a ser liberada
Publicado em 04 de julho de 2022
Compartilhar
A- A A+

Estados e prefeituras começam a liberar a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com menos de 40 anos, em meio à alta de casos e mortes pelo novo coronavírus.

O reforço do imunizante é liberado para quem tomou a terceira injeção há pelo menos quatro meses. O Ministério da Saúde liberou a aplicação da quarta dose para quem tem 40 anos ou mais, mas ainda não deu sinal verde para o público mais novo, a não ser em alguns casos, como os de imunossuprimidos e profissionais de saúde.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) aguarda a autorização pelo Ministério da Saúde. 

O Ministério da Saúde não indica a aplicação do reforço do imunizante contra Covid-19 em pessoas que apresentem sintomas de síndromes respiratórias. "Idealmente a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total, e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas", recomenda a pasta.

A aplicação de doses de reforço é uma resposta aos estudos que demonstram que, ao longo do tempo, os níveis de anticorpos neutralizantes gerados pelas vacinas caem, sobretudo entre os idosos. Nos últimos dias, a média móvel de mortes pela Covid-19 no Brasil ficou acima de 200 vítimas diárias, segundo dados das secretarias estaduais de saúde reunidos pelo consórcio de imprensa.

Fonte: *Com informações do Correio do Povo
Fotos
Comentários