MetSul alerta para novos temporais no RS
Publicado em 16 de agosto de 2022
Compartilhar
A- A A+

Aliada à chuvas e vendavais, a queda de granizo que atingiu o Rio Grande do Sul, entre o final de tarde e o começo da noite desta sexta-feira, bloqueou rodovias, destelhou casas e deixou mais de meio milhão de pessoas sem luz no começo. Mas, apesar da instabilidade climática ter pego boa parte da população gaúcha de surpresa, a MetSul alertava desde o final de semana para o risco de temporais e, ao longo do dia, emitiu mais três avisos de tempestade com granizo no Estado.

Segunda o portal de meteorologia, uma soma de condições favoreceram a formação de nuvens carregadas sobre o estado: o ingresso de ar quente com uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que, com a elevada umidade, formou nuvens de chuva com raios e  trouxe rajadas de vento em diversas localidades do RS, somada à frente fria que começou a avançar a partir do Oeste e Sul, na segunda metade do dia, e reforçou a instabilidade, além de trazer mais temporais.

A frente fria, ao encontrar o ar quente, forma novos núcleos de instabilidade, o que pode resultar em granizo de variados tamanhos e vendavais em pontos localizados. A MetSul foi enfática: Alimentação de ar quente foi determinante para que a instabilidade aumentasse

A meteorologia afirma que a frente fria, nesta terça, vai se deslocar para Norte e avançará durante a terça pelos estados de Santa Catarina e do Paraná, atingindo ainda amanhã parte do Mato Grosso do Sul e algumas áreas do Oeste e do Sul de São Paulo. Todavia, a previsão é de que novos temporais atinjam o Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira.

 

Fonte: *Com informações da Metsul Meteorologia
Fotos
Comentários