Ciclone extratropical provocará temporais no Rio Grande do Sul
Publicado em 05 de outubro de 2022
Compartilhar
A- A A+

O Rio Grande do Sul registrará ainda nesta quarta-feira o início de uma virada no tempo. Segundo informações da MetSul Meteorologia, um ciclone extratropical irá provocar temporais em diversos locais do Estado. Em alguns municípios gaúchos, os volumes de chuva podem ser de 30mm a 50mm em um período de apenas duas horas. 

Conforme a MetSul, o aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o RS instabilizará fortemente a atmosfera no Sul do país assim como em parte do Sudeste e do Centro-Oeste. Uma área de baixa pressão vai migrar do Nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul na quinta-feira, devendo se aprofundar muito sobre o território gaúcho.

A pressão atmosférica em superfície cairá significativamente e deve baixar de 1.000 hPa em diversos municípios, considerado um patamar de pressão muito baixa. Na sequência, o centro de baixa pressão já profundo dá origem a um ciclone extratropical que vai se posicionar a Sudeste do Chuí, na costa do Uruguai, no começo da sexta-feira. Uma vez sobre o oceano, o sistema tende a se afastar rapidamente do continente no sentido Sudeste, com tendência de se intensificar ainda mais.

As áreas de instabilidade relacionadas ao centro de baixa pressão estarão presentes no Noroeste, Oeste, Centro e parte do Sul do Estado. Podem ocorrer trovoadas e há risco de temporais. A maior e mais intensa instabilidade ocorre durante a quinta-feira. Nuvens muito carregadas vão cobrir o território gaúcho entre a madrugada e de manhã com chuva em todas as regiões e que virá com pancadas fortes a torrenciais em muitas cidades.

As pancadas virão com raios, e intensas trovoadas em alguns municípios, com risco de granizo e rajadas de vento forte. No decorrer do dia, aberturas de sol ocorrem, mas o tempo não firma e ocorrem mais pancadas com trovoadas e possibilidade de temporais isolados. 

Fonte: *Com informações do Correio do Povo
Fotos
Comentários