Novembro começa com frio no RS
Publicado em 01 de novembro de 2022
Compartilhar
A- A A+

Novembro começa com cara de inverno neste ano. A queda brusca no termômetro se espalha pelo Estado, muito além da Serra: cidades do Centro e do Norte  podem ter geada ao amanhecer.

A Climatempo já antecipa a condição deste novembro: atípico. Portanto, antes de planejar uma ida ao Litoral ou um banho de piscina, será preciso tirar o casaco do armário. Os dias de temperatura mais baixa são previstos para esta semana, mas podem se repetir, com menor intensidade, até o final do mês. E essa primavera de dias gelados tem explicação: uma delas é o fenômeno La Niña. 

É por causa do La Nina que as massas de ar frio continuam atuando na primavera, especialmente no sul e sudeste do país. E são elas que interferem na queda brusca dos termômetros. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu um alerta para esta terça-feira pelo declínio das temperaturas. 

Outro fenômeno climático, chamado de Oscilação Antártida,  faz com que a circulação do vento na alta e média atmosfera fique mais ondulada, e com isso, aconteça uma troca de ar entre as regiões polares e tropicais no hemisfério Sul. Nessa troca, o ar mais gelado avança mais sobre o país, chegando ao Rio Grande do Sul. 

De acordo com o Inmet, essa "intensa e atípica massa de ar frio" deve atuar no país até a quinta-feira (3). A previsão de geada continua durante a semana, mas na quarta e quinta-feira deve ser registrada nas serras gaúcha e catarinense. Ainda segundo o instituto, a partir desta terça-feira os registros poderão ter recorde de frio no sul do país. 

Até agora, a menor temperatura registrada no Estado no mês de novembro foi em Bom Jesus, na Serra, em 5 de novembro de 1992, quando o termômetro marcou 1ºC. E apesar de fora do normal, a geada, se confirmada, não será inédita neste período do ano. Em 23 de novembro de 2017, Cambará do Sul registrou geada fraca.

Fonte: *Com informações do GZH
Fotos
Comentários