Cerca de 61 mil unidades do Cartão Cidadão estão disponíveis para retirada até esta quinta-feira (15/12). A remessa que perde a validade pertence aos titulares que foram incluídos no Devolve ICMS em dezembro de 2021 – e que completam 12 meses sem ter resgatado o benefício.
As pessoas que não retirarem o cartão dentro do prazo terão seu vínculo cancelado, mas poderão solicitar reingresso no programa a qualquer tempo. O dinheiro depositado neste primeiro ciclo de pagamentos, no entanto, não poderá mais ser sacado.
• Para solicitar a reinclusão, o beneficiário deve ligar para o 0800 541 23 23.
Têm direito ao benefício famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que recebam o benefício do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) ou nas quais o titular familiar tenha algum dependente matriculado na rede estadual de Ensino Médio.
Os cartões que expiram nesta quinta-feira (15) estão carregados com o valor de quatro depósitos da Parcela Fixa – de R$ 100 – e de duas rodadas de pagamento da Parcela Variável – quantia paga àqueles beneficiários que incluíram CPF nas notas fiscais de compra.
Para as famílias que têm dependentes matriculados na rede estadual de Ensino Médio, ainda foram depositados R$ 150 por mês ao longo deste período, valor que corresponde ao programa Todo Jovem na Escola.
Onde retirar o Cartão Cidadão?
As entregas seguem ocorrendo normalmente em todos os municípios onde há beneficiários. Para retirar o cartão, o usuário precisa apresentar um documento de identificação oficial com foto e número de CPF.
• Em Porto Alegre, onde há o maior volume de beneficiários, a entrega dos cartões é feita pelo Banrisul na sede da FGTAS (av. Borges de Medeiros, 521). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.
• Em Canoas, segundo município com mais titulares, as entregas ocorrem no prédio da Secretaria Municipal de Fazenda (av. Getúlio Vargas, 5001). O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.
• Nos demais municípios, as entregas ocorrem em agências do Banrisul.