Um novo monumento religioso será construído no Rio Grande do Sul. Trata-se de um rosário gigante, que será erguido em Muçum, município a cerca de 160 km de Porto Alegre.
O empreendimento terá 800 metros de comprimento e será composto por uma cruz e 59 capelas de cerca de 5 metros de altura cada. A obra tem previsão de início para setembro e deve ser inaugurada no segundo semestre de 2024.
A área total do empreendimento tem 10 hectares e fica no interior da cidade. Além do monumento, toda uma estrutura ao entorno será construída, com estacionamento, centro comercial, praça de alimentação e um lago artificial.
O valor total estimado é cerca de R$ 30 milhões, e será bancado por empresários, doadores da comunidade e apoiadores do projeto. Não há dinheiro público envolvido.
''O Rosário vai se unir ao Cristo e a outros atrativos religiosos para contribuir com a fé e o desenvolvimento da região. Calculamos que o complexo receba aproximadamente 25 mil turistas por mês'', afirma o empresário Robison Gonzatti, um dos investidores do empreendimento.
O 'Rosário da Proteção' será mais um monumento para consolidar o roteiro de turismo religioso na região do Vale do Taquari. O primeiro deles foi o Cristo Protetor, em Encantado, que já atraiu mais de 100 mil pessoas de quase 50 países diferentes.
Depois, foram anunciadas as construções da Nossa Senhora da Montanha, em Marques de Souza; da Santa Clara de Assis, em Santa Clara do Sul; e de uma Bíblia gigante, no município de Estrela.