Inverno será de chuva acima da média e frio menos rigoroso
Publicado em 21 de junho de 2023
Compartilhar
A- A A+

O inverno começou oficialmente às 11h58 desta quarta-feira (21) no hemisfério sul, e se estende até o dia 23 de setembro, às 3h50. No Rio Grande do Sul, a estação mais fria do ano, deverá ser menos rigorosa devido o El Niño, fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas do Oceano Pacífico.

"Ao longo do inverno, normalmente tem passagem de frente fria e ela vem sempre acompanhada da massa de ar polar, que é o que determina a queda das temperaturas. Isso vai acontecer ao longo de todo o inverno, porém, as frentes frias, elas vão ficar mais presentes, elas vão demorar mais para sair do estado. Enquanto isso, o frio não consegue entrar", explica.

Com isso, neste inverno devem ser registradas chuvas acima da média e temperaturas mais elevadas para o normal da estação. E há risco de formação de novos temporais pelo estado.

"Infelizmente tem uma grande possibilidade, por causa dessa condição do El Niño, cada vez mais ganhando força," finaliza.

Quanto a neve há possibilidade de registro, mas a ocorrência deve ser menor com relação a anos anteriores.

Veja abaixo, mês a mês, como deve ser o inverno no estado.

Julho

Para o mês de julho, a previsão é de chuva acima da média e temperaturas dentro da normalidade para a estação.

"A chuva acima do normal, por que as frentes frias vão seguir passando e cada vez mais elas vêm com uma maior intensidade. Então vamos ter, diferente dos últimos três anos, nós vamos ter a passagem mais frequente desses sistemas e eles podem ser um pouco mais intensos, por isso, essa condição de chuvas acima da média," fala a meteorologista.

Agosto

O mês de agosto deve registrar chuva acima da média com possibilidade para temporais na maior parte do Rio Grande do Sul. Nas regiões Norte e Leste, as temperaturas devem ficar dentro do normal. Além disso, há previsão da passagem de uma frente fria pelo estado.

"Agosto tem possibilidade de grande chuvas acima da média," diz Cátia Valente.

No Oeste e Sul, tem previsão da queda mais acentuada nas temperaturas. De acordo com a meteorologista, esse efeito é normal, pois as regiões são menos próximas do mar.

Setembro

Setembro deve registrar chuva acima da média. As temperaturas devem ser mais baixas que o normal.

"Ao longo de setembro a atmosfera começa a entender que vai chegar a primavera na primavera. Além das frentes frias que trazem a chuva também, nós já começamos com aquelas a instabilidades que entram ali pelo Oeste do estado, então, que depois no verão são essas instabilidades que trazem mais chuvas. Então a gente tem a conjunção desses dois fatores, dois sistemas que vão trazer a chuva. Possivelmente o El Niño já vai estar ali no seu auge, então nós vamos ter chuvas que já são volumosas aqui no estado e ainda com esse com esse incremento do El Niño, então os volumes de chuva podem ser ainda maiores," explica.

 

Fonte: *Com informações do G1
Fotos
Comentários