Calor fora de época marca o mês de julho no Estado
Publicado em 21 de julho de 2023
Compartilhar
A- A A+

Uma massa de ar muito quente para esta época do ano se instala nas latitudes médias da América do Sul com efeitos no Centro e no Norte da Argentina, no Uruguai, Paraguai e no Sul do Brasil. A incursão de ar quente será responsável por temperatura alta para esta época do ano no Rio Grande do Sul hoje, amanhã e no domingo. 

O calor mais intenso deve ocorrer no Norte da Argentina e no Paraguai. Parte do Paraguai pode ter máximas tão altas quanto 37ºC a 39ºC no fim de semana. No Nordeste argentino, algumas cidades na região do Chaco terão máximas perto de 35ºC em pleno mês de julho. No Rio Grande do Sul, embora a previsão de calor, não são esperadas máximas tão extremas. 

A temperatura vai ficar, assim, muito acima do que é comum se observar nesta época do ano. As anomalias de temperatura – desvios em relação à média – podem ficar entre 10ºC e 15ºC acima da climatologia de julho em setores do Nordeste da Argentina e entre 5ºC e 10ºC acima da média na maior parte do território gaúcho. 

No Rio Grande do Sul, depois de um começo de dia ainda com instabilidade em pontos do Leste do estado, a instabilidade se afasta para o mar e o sol aparece com nuvens em todas as regiões nesta sexta. Massa de ar quente, então, toma conta do estado com correntes de vento de Norte que trazem ar de origem tropical que vai elevar fortemente a temperatura. 

O começo de manhã é agradável, mas a tarde será quente e até com calor em diversas cidades, com máximas mais altas no Oeste sob vento Norte. As máximas à tarde, que no começo da semana estavam entre 10ºC e 15ºC, a partir desta sexta ultrapassam os 25ºC em um grande número de localidades. Em algumas, atingem de 27ºC a 29ºC. Porto Alegre deve ter entre 26ºC e 27ºC.  O vento Norte começa a se intensificar e pode soprar com rajadas em pontos mais do Centro para o Oeste gaúcho. 

O calor mais intenso vem no fim de semana. No sábado, o sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul. Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera se intensifica e traz ar ainda mais quente para o território gaúcho, o que vai elevar as máximas à tarde em relação à sexta-feira. 

A tarde de sábado será muito quente para o mês de julho com máximas de 25ºC a 28ºC na maior parte dos municípios gaúchos, mas que devem ficar perto ou ao redor dos 30ºC em cidades da Fronteira Oeste, do Noroeste, do Centro do estado, vales e Grande Porto Alegre. A capital pode ter 28ºC. Vento seco e quente sopra moderado a forte com rajadas principalmente no Centro e na Metade Oeste pela influência da corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que traz o ar quente. 

Já o domingo dever ter o predomínio do sol no Rio Grande do Sul, apesar da presença de nuvens em diversas regiões. Será mais um dia muito quente para esta época do ano. Haverá cidades em que as mínimas domingo devem ser mais altas que as máximas da última segunda ou terça. 

A tarde do domingo deve ser muito quente outra vez com marcas perto dos 30ºC em diversas localidades. O calor atinge o seu pico de intensidade nos vales e na Grande Porto Alegre, que devem ser as regiões mais quentes do estado com máximas em alguns pontos de 30ºC a 32ºC. Porto Alegre deve ter entre 29ºC e 30ºC. O vento Norte persiste ainda em parte do estado. 

Fonte: *Com informações da Metsul Meteorologia
Fotos
Comentários