Um projeto de lei em tramitação no Senado prevê que as placas de veículos voltem a identificar a cidade e o estado de registro. A proposta está na Comissão de Assuntos Econômicos, à espera de relator. Se aprovada, a matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça.
O presidente da Comissão, senador Vanderlan Cardoso, disse que vai trabalhar para dar andamento ao projeto, tão logo volte do recesso parlamentar. O novo projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro, e determina a obrigatoriedade da nova placa depois de um ano da publicação da lei, e impacta apenas os emplacamentos após essa data.
Segundo o autor do projeto, o senador Esperidião Amin, a retirada do nome do estado e da cidade das placas, dificultou a identificação geográfica dos veículos, o que traz consequências negativas para a adequada fiscalização do trânsito.
A adoção do atual modelo de identificação foi adiada por seis vezes, devido a disputas judiciais, problemas de adaptação e credenciamento dos fabricantes. O imbróglio persistiu até 2019, com o estabelecimento de uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito.
Um dos debates envolveu o custo da nova placa para o motorista. O Detran de São Paulo chegou a recomendar, no máximo, R$ 138 para carro, ônibus e caminhão e R$ 114 para motocicleta. No entanto, o valor varia de acordo com a empresa que o motorista contrata para fazer o emplacamento.
Com isso, deixou de existir o valor único e tabelado por Estado, que era determinado por cada um dos Detrans. Agora, cada empresa credenciada determina o valor que vai cobrar para emitir a placa que está em vigor atualmente, que segue o padrão Mercosul.
Se o novo projeto for aprovado, além do custo para a produção de novas placas, que será desembolsado pelo consumidor, o país terá quatro tipos diferentes de placas oficiais circulando: as placas não-refletivas; as refletivas; as placas Mercosul e as placas Mercosul com município e estado.
Projeto do Senado prevê a volta das informações em placas de veículos
Publicado em 26 de julho de 2023
Fonte: Vanessa Onci/ Departamento de Jornalismo Barril FM
Comentários
Últimas Notícias
Policial
Homem é preso por tráfico de drogas em Seberi
Publicado em 04 de julho de 2025
Educação
Governo do RS atribui responsabilidade sobre a entrega de uniformes às escolas e diz que 99% dos kits já foram distribuídos
Publicado em 04 de julho de 2025
Policial
Homicídio e tentativas de assassinato são registrados em Alpestre
Publicado em 04 de julho de 2025
Policial
Idoso é preso por estupro de vulnerável em Taquaruçu do Sul
Publicado em 02 de julho de 2025
Economia
Aneel vai avaliar impacto de vetos na conta de luz após deputado acusar governo de distorção
Publicado em 02 de julho de 2025
Saúde
Anvisa autoriza ensaio clínico de vacina da gripe aviária
Publicado em 02 de julho de 2025
Geral
RS tem quarta-feira congelante com ao menos 19 cidades com temperaturas abaixo de zero
Publicado em 02 de julho de 2025
Geral
Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Publicado em 01 de julho de 2025
Região
Apostador de Planalto ganha quase 600 mil na Quina
Publicado em 01 de julho de 2025
Saúde
UTI do Hospital Divina Providência retoma internações após cumprimento rigoroso de protocolo sanitário
Publicado em 30 de junho de 2025