Um projeto de lei em tramitação no Senado prevê que as placas de veículos voltem a identificar a cidade e o estado de registro. A proposta está na Comissão de Assuntos Econômicos, à espera de relator. Se aprovada, a matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça.
O presidente da Comissão, senador Vanderlan Cardoso, disse que vai trabalhar para dar andamento ao projeto, tão logo volte do recesso parlamentar. O novo projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro, e determina a obrigatoriedade da nova placa depois de um ano da publicação da lei, e impacta apenas os emplacamentos após essa data.
Segundo o autor do projeto, o senador Esperidião Amin, a retirada do nome do estado e da cidade das placas, dificultou a identificação geográfica dos veículos, o que traz consequências negativas para a adequada fiscalização do trânsito.
A adoção do atual modelo de identificação foi adiada por seis vezes, devido a disputas judiciais, problemas de adaptação e credenciamento dos fabricantes. O imbróglio persistiu até 2019, com o estabelecimento de uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito.
Um dos debates envolveu o custo da nova placa para o motorista. O Detran de São Paulo chegou a recomendar, no máximo, R$ 138 para carro, ônibus e caminhão e R$ 114 para motocicleta. No entanto, o valor varia de acordo com a empresa que o motorista contrata para fazer o emplacamento.
Com isso, deixou de existir o valor único e tabelado por Estado, que era determinado por cada um dos Detrans. Agora, cada empresa credenciada determina o valor que vai cobrar para emitir a placa que está em vigor atualmente, que segue o padrão Mercosul.
Se o novo projeto for aprovado, além do custo para a produção de novas placas, que será desembolsado pelo consumidor, o país terá quatro tipos diferentes de placas oficiais circulando: as placas não-refletivas; as refletivas; as placas Mercosul e as placas Mercosul com município e estado.
Projeto do Senado prevê a volta das informações em placas de veículos
Publicado em 26 de julho de 2023
Fonte: Vanessa Onci/ Departamento de Jornalismo Barril FM
Comentários
Últimas Notícias
Geral
Funcionários da Caixa entram em greve nacional por tempo indeterminado
Publicado em 10 de setembro de 2026
Tempo
INMET emite alerta de Grande Perigo para tempestades no Noroeste do RS
Publicado em 10 de setembro de 2026
Esporte
União Frederiquense vence o Lajeadense de virada
Publicado em 10 de setembro de 2026
Esporte
Ancelotti anuncia convocados da Seleção Brasileira para próximos amistosos
Publicado em 10 de setembro de 2026
Policial
Polícia Civil resgata oito mulheres durante operação em Planalto
Publicado em 10 de setembro de 2026
Saúde
Setembro Amarelo reforça a importância de falar sobre saúde mental e buscar ajuda
Publicado em 09 de setembro de 2026
Saúde
Novo medicamento genérico para obesidade e diabetes é aprovado pela Anvisa
Publicado em 09 de setembro de 2026
Trânsito
Duas mulheres morrem em colisão frontal entre carro e caminhão na BR-470, em Lagoa Vermelha
Publicado em 09 de setembro de 2026
Policial
PRF apreende cerca de 500 medicamentos para emagrecimento e anabolizantes na BR-386
Publicado em 09 de setembro de 2026
Policial
Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas em Frederico Westphalen
Publicado em 08 de setembro de 2026