Julho caminha para bater recorde e se tornar o mês mais quente da história no planeta
Publicado em 27 de julho de 2023
Compartilhar
A- A A+

Julho deste ano avança para bater um recorde negativo mesmo antes de terminar: tomar o lugar do mesmo período de 2019 e se transformar no mês mais quente da história.   Os sinais foram detectados pelo ERA5, a quinta geração da ferramenta mais poderosa de análise de dados sobre mudança climática do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas.

O conjunto de dados do monitor, associado ao Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus e que armazena dados desde 1940, já conseguiu identificar que, nos primeiros 23 dias deste mês, a temperatura média no mundo foi de 16,95°C — ainda falta uma semana a ser computada. Esse patamar já supera os 16,63°C de julho de 2019 (mês completo), recorde histórico desde 1940.

É importante lembrar que a ferramenta calcula as temperaturas em todos os cantos do planeta, desde as dezenas de graus negativos da Antártida, Groenlândia, Sibéria e Alasca até os termômetros nas alturas do deserto do Saara ou do Atacama, por exemplo. Com isso, é feita uma média.

O diretor do Serviço de Mudança Climática Copernicus, Carlo Buontempo, afirmou que “as quebras de recorde de temperatura são parte de uma tendência de aumentos drásticos nas temperaturas globais. As emissões de gases são mais recentemente o principal catalisador para o aumento dos termômetros”.

“O recorde de julho não deverá ser um fato isolado neste ano. Isso porque as previsões apontam para territórios com temperaturas muito acima da média”, adverte.

O calor já provocou eventos climáticos extremos e vítimas em todos os continentes, com destaque para a onda de calor escaldante na Europa, América do Norte e Ásia e os incêndios no Canadá e na Grécia.

Recorde diário

O mês começou, de acordo com o ERA5, com a quebra do recorde histórico de temperatura diária em sequência, entre os dias 3 e 6 de julho. Esses quatro dias foram mais quentes do que o recorde diário anterior, de 16,8°C, registrado em 13 de agosto de 2016. O dia mais quente da história, por enquanto, foi 6 de julho, quando a temperatura global chegou aos 17,08°C.

Com isso, as três primeiras semanas do mês sinalizam um novo recorde histórico. Durante esse período, as temperaturas já excederam, ainda que de forma temporária, em 1,5°C o limite superior do período pré-industrial — esse teto foi selado no Acordo de Paris.

Fonte: *com informações do R7
Fotos
Comentários