Calor acima da média: Estado registra 29ºC em pleno inverno
Publicado em 17 de agosto de 2023
Compartilhar
A- A A+

A tarde desta quinta-feira no Rio Grande do Sul será de muito calor. As máximas previstas pela MetSul são tão altas que os valores que devem ser alcançados nos termômetros devem ficar ao redor ou acima das médias máximas climatológicas de janeiro em grande número de locais do estado. Em Porto Alegre, por exemplo, as máximas nesta quinta-feira devem se situar entre 31ºC e 32ºC na maior parte da cidade. São valores que ficam acima das médias máximas históricas (série 1991-2020) de todos os meses do verão que são de 30,0ºC em dezembro, 31,5ºC no mês de fevereiro e 30,5ºC em fevereiro.

Para se dimensionar quão acima da média desta época do ano a temperatura deve ficar hoje à tarde, a média máxima de agosto pela série 1991-2020 na capital gaúcha é de 21,8ºC, ou seja, as máximas desta quinta na capital gaúcha tendem a se situar ao redor de 10ºC acima da média climatológica do mês. Santa Maria, no Centro do estado, tem médias máximas no verão de 30,4ºC em dezembro, 31ºC em janeiro e 30,2ºC em fevereiro, mas hoje pode anotar 32ºC ou mais. Caxias do Sul, na Serra, tem médias máximas de 26,2ºC em dezembro e 26,9ºC em janeiro, e a previsão para hoje à tarde é de 27ºC a 28ºC.

Calorão na segunda metade de agosto não é incomum. Ocorre em quase todos os anos, uma vez que já é um período próximo da primavera climática (setembro a novembro). Em 2021, no dia 19 de agosto, a temperatura máxima chegou a 36,1ºC em Campo Bom.

O ar quente chega com vento do quadrante Norte que pode soprar moderado com rajadas fortes em algumas cidades, especialmente do Oeste. Isso em decorrência de uma corrente de jato em baixos níveis que transporta o ar quente para o estado gaúcho.

O sol aparece nesta quinta-feira em todas as regiões do Rio Grande do Sul, acompanhado de nuvens, embora o céu claro na primeira metade do dia em algumas áreas, mas a nebulosidade aumenta no Oeste e no Sul com chuva e trovoadas da tarde para a noite. Instabilidade mais generalizada ocorre amanhã com chuva em todas as regiões do estado e com risco de temporais isolados.

Fonte: *Com informações da Metsul Meteorologia
Fotos
Comentários