Das quatro passagens de Renato Portaluppi pelo Grêmio como técnico, esta tem sido a mais autoral. Ao longo da temporada, o ídolo tricolor já utilizou pelo menos três esquemas diferentes, que têm dado resultado, cada qual a sua maneira. No início do Gauchão, Renato procurou utilizar a formação de sua preferência, que é o 4-2-3-1. Nessa disposição de time, utilizava dois volantes, um meia centralizado, um atacante de velocidade pela esquerda, que era Ferreira, e um meia mais defensivo pela direita, Bitello.
Quando perdeu o camisa 10 por lesão, ainda no estadual, o treinador optou por manter o esquema, mas trocar o atacante de velocidade por mais um meia: Vina. E foi dessa forma que o Tricolor conquistou o hexa sobre o Caxias, colecionando boas atuações ao longo de toda a campanha.
Na terceira fase da Copa do Brasil, diante do ABC, em Natal, o comandante gremista inovou ao colocar três zagueiros. Na época, Renato justificou a escolha em cima da bola aérea ofensiva do adversário. A consolidação do esquema veio um pouco mais de um mês depois, no Gre-Nal 439, no dia 21 de maio, quando o Grêmio venceu o Inter por 3 a 1, pela 7ª rodada do Brasileirão.
Sem atletas de velocidade, a opção foi por dar mais liberdade para os laterais pelos lados do campo. A recuperação de Ferreira, aliada às contratações de jogadores de velocidade na janela de transferências do meio do ano, possibilitou a volta do 4-2-3-1. Porém, a derrota para o Santos, na Vila Belmiro, exigiu mudanças do técnico, que cobrou bastante os erros que culminaram no resultado negativo no litoral paulista.
Para o confronto contra o Cruzeiro, então, a "reinvenção" foi com três volantes: Villasanti, Carballo e Pepê. Com isso, Bitello foi para o banco de reservas. Mais à frente, Ferreira perdeu lugar no time para João Pedro Galvão. Deu certo. A equipe teve um meio-campo mais povoado e, na frente, Suárez esteve mais acompanhado, conseguindo, inclusive, quebrar o jejum de oito jogos sem marcar gol.
Resta saber se Renato Portaluppi, voltando de suspensão, vai manter ou não essa forma de jogar para os próximos jogos. O primeiro será no domingo, às 11h, quando o Grêmio receberá o Cuiabá na Arena.