O mês de setembro vai começar com chuva excessiva e uma onda de tempestades no Centro-Sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, alerta a MetSul Meteorologia. Será um episódio significativo de chuva e tempo severo que vai afetar vários estados brasileiros, do Sul, Centro-Oeste e do Sudeste, além de países vizinhos.
O prognóstico da MetSul indica chuva acima de 100 mm em várias regiões do Rio Grande do Sul entre esta sexta (1) e o final da segunda-feira (4) com marcas de 200 mm a 300 mm em algumas áreas. A região que deve concentrar os mais altos acumulados de precipitação se concentra do Centro para o Norte gaúcho, sobretudo a Metade Norte.
Em Frederico Westphalen a previsão para o final de semana é de chuva forte, no sábado 60mm e no domingo previsão de 45mm.
A chuva deve ser volumosa ainda em parte de Santa Catarina e do Paraná, especialmente no Oeste dos dois estados, onde vários municípios podem anotar no período acumulado de 100 mm a 200 mm, entretanto com volumes localizados superiores. O Oeste catarinense merece atenção pela possibilidade de marcas mais extremas de precipitação.
Embora sem acumulados extremos, como no Sul do Brasil, a chuva pode ser volumosa em pontos do Mato Grosso do Sul, em particular mais ao Sul do estado. Como as médias históricas de precipitação do estado ainda são baixas em setembro, pelo auge da estação seca no Centro do Brasil, os volumes podem ser expressivos em algumas localidades.