Manifestação de garimpeiros deve ocorrer nesta quinta, na BR 386
O ponto de encontro para os manifestantes será na Praça de Ametista do Sul, com saída programada para as 06:00 da manhã.
Publicado em 03 de setembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

Desde o dia 25 de julho, todos os garimpos da região encontram-se interditados por decisões das autoridades. Em consequência desta medida, cerca de 1.300 garimpeiros, que dependem diretamente da extração de pedras ametistas para sua subsistência, encontram-se impossibilitados de trabalhar.

Com o intuito de reverter essa situação e clamar por seus direitos, garimpeiros da região e membros da comunidade local estão organizando uma manifestação pacífica para quinta-feira, 07 de setembro de 2023. O ato acontecerá na BR 386, especificamente na ponte que conecta os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na cidade de Iraí.

O ponto de encontro para os manifestantes será na Praça de Ametista do Sul, com saída programada para as 06:00 da manhã. Para aqueles que necessitam, haverá transporte disponível para o local da manifestação.

A data escolhida para o protesto, que coincide com o Dia da Independência do Brasil, tem o propósito de reforçar a busca pela independência profissional desses trabalhadores. Os garimpeiros reivindicam o direito de retornar ao trabalho e pedem que não sejam tratados como criminosos.

A mensagem principal do movimento é clara: "Dignidade acima de tudo! Não somos bandidos e não queremos ser tratados como tal". A manifestação tem o objetivo de exigir respeito e dignidade para todos os trabalhadores e suas famílias.

A comunidade e os organizadores esperam contar com uma grande presença, unindo forças na luta pelos direitos dos garimpeiros e pelo reconhecimento de sua profissão.

Fonte: Bruna Casali / Com informações In Foco RS
Fotos
Comentários