Policiais federais apreenderam, nesta terça-feira (05/09), duas vans carregadas de produtos alimentícios in natura contrabandeados da Argentina, durante fiscalização na região da Ponte Internacional Tancredo Neves.
Os policiais realizavam uma fiscalização de rotina, na região próxima à aduana, com foco na repressão as quadrilhas especializadas no contrabando de mercadorias argentinas, quando abordaram duas vans. Ao vistoriar, os policiais encontraram quase 3 toneladas de cebolas, sem nenhuma documentação ou certificação fitossanitária, de origem argentina.
A norma brasileira exige que toda importação de vegetais, independentemente da quantidade importada, do uso proposto, destinada ou não à comercialização e se importada por pessoa física ou jurídica deverá estar acompanhada de certificado fitossanitário emitido pelo órgão responsável do país de origem. Desse modo, a ausência de tal documento torna proibida a internalização da mercadoria.
Os indivíduos foram presos em flagrante por contrabando e conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR para lavratura do respectivo procedimento.