Perdas na produção do RS seguem rastro das cheias
Levantamento preliminar feito com a Emater aponta prejuízos em áreas de trigo, tabaco e milho e nas produções de carne e leite, no município de General Câmara
Publicado em 11 de setembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

Com o avanço da chuva sobre novas áreas do Estado, crescem também os impactos à produção em razão das cheias. Na Região Carbonífera, no município de General Câmara, ainda no domingo (10) havia localidades sem acesso, mas, onde a água baixou, foi tempo de contar perdas. A água do Rio Taquari subiu atingindo um pico na sexta-feira (8), especialmente na localidade conhecida como Volta dos Freitas.

— Hoje (ontem), o rio voltou ao nível quase normal, mas agora começa a elevar o Rio Jacuí — pontua o prefeito Helton Barreto.

Levantamento preliminar feito com a Emater aponta prejuízos no município em áreas de trigo, tabaco, milho, grão e silagem, além das produções de carne e leite. 

— Em muitos locais, perderam o leite, porque os caminhões não tinham como fazer a coleta — conta Barreto.

Outra preocupação é com as áreas de arroz, que estavam em preparação para o plantio.

Na passagem do presidente em exercício pelo Estado, no domingo, um dos apoios financeiros sinalizados é o de R$ 125 milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), operacionalizado via Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os detalhes de como funcionará o processo ainda serão conhecidos, mas a aquisição será feita de agricultores familiares do Estado e será destinada a pessoas que estão em abrigos, inscritos no Cadastro Único e no Bolsa Família e a cozinhas solidárias e outros equipamentos públicos que precisem. Inclui ainda a modalidade PAA Leite, para a compra desse item, já que a região do Vale do Taquari é uma grande produtora.

Outros R$ 15 milhões servirão para 20 mil cestas de alimentos, kits de alimentação e apoio a cozinhas solidárias.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários