PF deflagra operação contra pesca ilegal e lavagem de capitais no RS e SC
Na ação, policiais federais cumprem 11 mandados de busca e apreensão em Rio Grande/RS (9) e Passo de Torres/SC (2).
Publicado em 14 de setembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

A Polícia Federal deflagra, nesta quinta-feira (14/9), a operação Bluefish, para desarticular organização criminosa investigada pela prática de pesca ilegal, falsidade ideológica e lavagem de capitais.

Na ação, policiais federais cumprem 11 mandados de busca e apreensão em Rio Grande/RS (9) e Passo de Torres/SC (2).

A investigação teve início em janeiro de 2022, com a apreensão de uma tonelada de anchova em Rio Grande, em período de defeso. Com a análise de informações coletadas, foram identificadas quatro empresas de pesca, duas estabelecidas em Rio Grande e duas em Passo de Torres, gerenciadas por um grupo familiar, suspeitos da prática dos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de capitais.

A movimentação financeira dos investigados, no período de 2018 a 2022, foi de cerca de 340 milhões de reais em créditos e débitos em contas bancárias. Também foram identificadas 154 toneladas de pescado ilegal capturados em períodos defesos nos anos de 2021 e 2022.

O nome da operação – Bluefish - faz alusão ao termo pelo qual a espécie de peixe “Anchova” também é conhecida, devido à coloração azulada no seu dorso.

O defeso é a paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies, tendo como motivação a reprodução e/ou recrutamento, bem como paralisações causadas por fenômenos naturais ou acidentes.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações RD FOCO
Fotos
Comentários