A Polícia Civil, com o apoio do Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO), apreendeu na tarde desta quarta-feira grande quantidade de produtos ilegais. As cargas, avaliadas em R$ 721 mil, continham itens como camisetas de organizações esportivas e bebidas irregulares.
A Operação Falsarium, da delegacia de proteção aos direitos do consumidor, saúde pública e da propriedade intelectual, imaterial e afins (DECON), cumpriu mandados de busca em Alvorada e em Porto Alegre. Cerca de 821 produtos foram apreendidos por utilização indevida dos símbolos oficiais de organizações esportivas. O proprietário do estabelecimento comercial que vendia os produtos foi autuado.
Conforme informações da Polícia Civil, as equipes da DECON fiscalizaram mais dois estabelecimentos pela venda irregular de bebidas. A operação apreendeu cerca de 778 garrafas de destilados no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. Os proprietários dos estabelecimentos foram autuados e responderão por delito contra as relações de consumo, além de eventual descaminho e contrabando.
As bebidas serão encaminhadas à Receita Federal, para análise de regularidade. Amostras dos produtos esportivos e das bebidas serão enviadas ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) para análise.