A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul divulgou nesta segunda-feira (9) um alerta para risco de temporal em grande parte do território gaúcho na quarta (11) e quinta-feira (12). A instabilidade ocorre devido a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica no Estado. Também existe a chance de queda de granizo e fortes rajadas de vento durante a instabilidade. A tendência é que o tempo volte a ficar firme na sexta-feira (13).
As áreas de maior risco são a Região Metropolitana, a Região Central, o Norte, o Noroeste, o Litoral Norte e a Serra. Nessas áreas, a chuva pode atingir até 110 milímetros de volume ao longo do dia. Em termos de comparação, em Porto Alegre a média para todo o mês de outubro é de 153mm e para o Norte e Noroeste é de 260mm.
Para a terça-feira, a previsão segundo a Climatempo é de tempo firme em todo o RS. Algumas regiões do Estado devem registrar grande amplitude térmica.
Segundo o documento divulgado pela Sema, o nível dos principais rios da metade norte do Estado demandam atenção durante esse período. Isso ocorre devido a respostas rápidas de cursos de água menores, arroios e córregos onde a chuva apresentar volume elevado em pouco tempo.
Como a chuva mais intensa prevista para atingir a bacia do Rio Uruguai, as maiores elevações são esperadas, inicialmente na fronteira com Santa Catarina. Também existe o risco de deslizamentos de terra em áreas de maior inclinação.
Até o momento, os rios Caí, Taquari e Jacuí estão em cota de alerta ou atenção, porém com níveis estáveis ou em declínio. Nesta segunda-feira, o nível do Guaíba em Porto Alegre voltou a ultrapassar a cota de alerta para inundação no fim de semana.
Nesta manhã, a régua do Cais Mauá marcava 2m55cm, cinco centímetros acima do índice de alerta — que é de 2m50cm.