Chuva causa alagamentos e deixa cidades da região sem luz
Defesa Civil estima que pelo menos 20 municípios estejam com problemas na rede elétrica
Publicado em 17 de outubro de 2023
Compartilhar
A- A A+

A chuva que atingiu o norte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (17) tem causado problemas em diversos municípios. Algumas cidades estão completamente sem luz, enquanto outras estão com alagamentos e rios subindo.

Os municípios de Sede Nova, Iraí, Alpestre, Planalto e Taquaruçu do Sul estão sem energia elétrica. Segundo o coordenador da Defesa Civil da região, tenente-coronel Alexandre Pereira, outras cidades podem estar sem energia e não conseguem comunicar a situação. Ele estima que pelo menos 20 municípios estejam com problemas na rede elétrica.

Em Frederico Westphalen, onde fica central da Defesa Civil da região, as equipes precisaram se concentrar no Corpo de Bombeiros depois que a sede original, na Brigada Militar, ficou sem energia. O município apresenta problema em parte da rede. Entre segunda (16) e terça-feira, a cidade somou 150 milímetros de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Não há previsão de horário para que o serviço seja reestabelecido, afirmou Pereira. Segundo a RGE, metade dos clientes estão com o serviço interrompido na cidade. A situação se repete em Crissiumal e Planalto.

Outras 13 cidades estão totalmente sem luz. A RGE identificou falta de energia em Tuparendi, Tucunduva, Porto Mauá, Novo Machado, Tiradentes do Sul, Humaitá, Bom Progresso, Vista Alegre, Taquaruçu do Sul, Caiçara, Vicente Dutra, Iraí e Alpestre. Ao todo, são 79 mil clientes prejudicados.

Ainda conforme a RGE, os danos foram provocados por galhos e objetos arremessados contra fios e outros equipamentos. Na CEEE Equatorial não registros de falta de energia.

Segundo a Defesa Civil, as equipes seguem trabalhando para prestar apoio às pessoas atingidas pelas chuvas na região. Lonas estão sendo distribuídas às famílias que tiveram as casas destelhadas. Até o final da manhã, a Defesa Civil não havia recebido nenhum chamado por acidente ou lesão em virtude das tempestades.

Rios seguem subindo na região

Na manhã desta terça-feira (17), o Serviço Geológico do Brasil apontou que o Rio Uruguai, em Iraí, atingiu nível de 8,3 metros e, por isso, chegou à cota de inundação.

Em Espumoso, a Defesa Civil também acompanha a elevação do Rio Jacuí. Pela manhã, o nível passou 1,3 metro do nível normal e segue subindo cerca de sete centímetros por hora. Todavia, conforme o órgão, nenhuma família precisou sair de casa durante a manhã e a situação está sendo observada.

Ainda no município, o Rio Butiá também está subindo e, segundo a Defesa Civil, poderá interromper o fluxo da VRS-817, que liga Espumoso a Alto Alegre.

Municípios da região com alagamentos e outros problemas

  • Em Sarandi, a Avenida Expedicionário alagou na tarde da segunda-feira
  • Rondinha registrou chuva de granizo na tarde de segunda
  • Houve pontos de alagamentos nos municípios Constantina, Chapada e Ronda Alta
  • Palmeira das Missões teve registro de problemas em ruas, tubulações e no esgoto em virtude da chuva. Também há registro de alagamentos no município.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários