O final de semana começa com sol entre nuvens, mas se encerra com uma virada de tempo que traz a instabilidade de volta para o território gaúcho. As temperaturas também vão se elevar em todas as áreas devido a entrada de vento quente, deixando o clima com características mais convencionais para a primavera.
Devido a ação de uma área de alta pressão atmosférica, o tempo fica firme em todas as áreas do Estado neste sábado (21). Contudo, ainda pode ser registrada alta nebulosidade. Nas primeiras horas da manhã, pode haver nevoeiro na Região Metropolitana e no Litoral Norte.
A mínima ocorre em Pedras Altas, no Sul, e em São José dos Ausentes, na Serra: 11°C. Já a máxima, 34°C, vai ser registrada em Novo Tiradentes, no Norte. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 16°C e 26°C.
Já no domingo (22), nuvens de chuva se espalham por todas as regiões do RS a partir do fim da manhã. Contudo, em áreas que fazem fronteira com o Uruguai, a instabilidade pode ocorrer ainda durante a madrugada. Existe condição para pancadas acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento de até 80 km/h e também há risco de temporal.
A temperatura mínima, 11°C, vai ser registrada em São José dos Ausentes, na Serra. A máxima ocorre, mais uma vez, em Novo Tiradentes, no Norte: 36°C. Na Capital, os termômetros ficam entre 17°C e 27°C.
A tendência é de que a próxima semana comece com chuva em todo o Estado. Na segunda-feira (23), as pancadas mais intensas ocorrem na Metade Norte, incluindo a Região Metropolitana.