A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26/10), a Operação Air Mode, que apura os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A ação mobiliza 35 policiais federais para o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão na cidade de Santa Maria. A decisão é da Justiça Estadual do Rio Grande do Sul, que determinou, ainda, o sequestro de um imóvel.
A investigação teve início em setembro de 2023 com a prisão em flagrante de uma mulher que recebeu encomenda do estado do Mato Grosso do Sul, contendo drogas e uma arma de fogo de fabricação estrangeira. Com o avanço da apuração, foram realizadas outras cinco abordagens, com apreensões de cocaína, maconha, uma pistola e carregadores.
A droga era remetida de Ponta Porã/MS para Santa Maria dentro de equipamentos eletrônicos como computadores, bebedouros e caixas do som, por meio de uma empresa de transporte aéreo. Estima-se que, somente em 2023, foram feitas mais de vinte remessas suspeitas.
A ação de hoje busca a obtenção de novos elementos de prova acerca dos crimes investigados e delimitar eventuais responsabilidades de todos os envolvidos. Air mode pode ser traduzido livremente como “modo avião” ou “modal aéreo”. O nome da Operação faz referência à modalidade de transporte das drogas adotadas pelos investigados.