Confira os possíveis temas da redação do ENEM 2023
Questões climáticas, tecnologia e trabalho estão entre os possíveis assuntos da prova
Publicado em 26 de outubro de 2023
Compartilhar
A- A A+

Aplicada no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação tem um peso relevante no desempenho final do estudante. Como o tema proposto só é conhecido no momento em que o candidato realiza a prova, as especulações são frequentes, principalmente nos dias que antecedem a realização do exame. Neste ano, as provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro de 2023.

Para ajudar o candidato a se preparar, foram ouvidos professores que sugerriram  os principais temas. Questões climáticas, tecnologia e trabalho estão entre os possíveis temas da redação para este ano. Os educadores também orientam como o participante do Enem pode desenvolver um bom texto e alcançar a nota 1.000.

1) O combate à violência de gênero no Brasil

2) A paridade salarial entre homens e mulheres no Brasil: como fazer com que o salário delas seja igual ao deles?

3) Desafios para a reforma do sistema prisional brasileiro

4) Desafios para o combate ao trabalho análogo à escravidão no Brasil

5) A questão ambiental na Amazônia: como resolver os desafios em torno do Marco Temporal e a necessidade das populações de habitarem as próprias terras?

6) Crise climática

7) Aquecimento global e desigualdade

8) Tecnologia, sobretudo inteligência artificial, associada a comportamento social

9) Infância

10) Racismo no esporte

11) Lei de Cotas para Quilombolas

12) Mulheres na política

 

Dicas para tirar nota 1000 na redação:

  • Ler atentamente a proposta de redação, identificando os pontos-chave do tema e o direcionamento dado nos textos motivadores.
  • Realizar um projeto de texto, isso é, a partir do seu posicionamento diante da temática proposta, elaborar quais serão os argumentos usados para defender o seu ponto de vista e quais os repertórios que você tem em mente e como usá-los de modo a corroborar a sua defesa.
  • Não esquecer de fazer uma proposta de intervenção para as causas do problema apontado na introdução.
  • Iniciar o texto com uma alusão à literatura ou às artes (cinema, pintura, séries, etc) potencializa a escrita. No entanto, as referências precisam ser pertinentes ao texto e produtivas.
  • Empregar elementos e estratégias coesivas ao longo da redação, sempre se atentando ao uso correto para, então, conferir ao texto uma boa progressão de ideias.
  • Elaborar uma proposta interventiva que esteja associada à discussão proposta no texto, além de completa, contando com os 5 elementos necessários (agente, ação, meio, efeito e o detalhamento de um dos elementos citados).

Para que o texto não seja zerado, é necessário ter atenção às situações que levam à nota zero e, então, evitar essas ocorrências. Elas são:

  • Redação em branco: redações em que não há nenhum tipo de marcação de texto verbal ou não verbal são avaliadas como "redação em branco", sendo atribuída a nota 0 a elas.
  • Linhas insuficientes: redações escritas em apenas sete linhas ou menos recebem nota zero por "linhas insuficientes". É preciso, portanto, escrever, pelo menos, oito linhas.
  • Fuga total ao tema: para uma abordagem completa, é importante que todos os elementos da frase temática (ou sinônimos) estejam dispostos no texto, evitando, assim, a anulação por fuga ao tema.
  • Fuga total ao gênero: deve-se ter em mente que o tipo textual solicitado pelo Enem é dissertativo-argumentativo, sendo assim, é necessário que a sua redação contemple esse gênero e apresenta as três partes que o compõem, sendo elas a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
  • Trecho desconectado: trechos ou expressões que indiquem falta de respeitabilidade para com a redação, que vão contra a situação comunicativa da dissertação-argumentativa ou que estejam em desconexão com o tema/projeto de texto, como palavras impróprias ou ofensas, zombaria, identificação do aluno no texto, recados deixados para o corretor e outros, levam à nota zero.
  • Plágio: redações com menos de 7 linhas autorais, isso é, em que o texto é majoritariamente composto por cópia de trechos da coletânea são zerados por plágio. Isso significa que, apesar de não ser um problema usar dados da coletânea, cópias integrais desses textos podem prejudicar a nota da redação.

Competências que serão exigidas do texto:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A redação é corrigida por pelo menos dois corretores, de forma independente.

Cada corretor atribui uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências exigidas. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.

Cada um desconhece a nota atribuída pelo outro. Se a discrepância das notas for superior a 100 pontos, no total, ou 80 pontos em uma das cinco competências avaliadas, um terceiro professor fará a correção. A nota final da redação é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximam.

A aplicação do Enem 2023 seguirá o horário de Brasília:

  • Abertura dos portões - 12h
  • Fechamento dos portões - 13h
  • Início das provas - 13h30min
  • Término das provas 1º dia - 19h
  • Término das provas 2º dia - 18h30min

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários