O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para risco de temporal no Rio Grande do Sul entre a noite desta sexta-feira (27) e o sábado (28). Os avisos amarelo, laranja e vermelho — que representam perigo baixo, moderado e alto, respectivamente — valem para todas as regiões. Dessa forma, existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O alerta vermelho é válido para o Norte e parte do Noroeste e da Serra. Já o marcador laranja é válido para Região Metropolitana, Litoral Norte e parte da Região Central, e também contempla cidades do Noroeste, da Serra e da Fronteira Oeste. Praticamente todas as áreas da Metade Sul do Estado estão sob aviso amarelo.
O alerta vermelho começa a valer às 21h desta sexta-feira e segue até as 15h de sábado. Já o laranja está previsto para ocorrer entre as 9h15 de sexta e as 15h de sábado. O marcador amarelo ficará em vigência das 15h de sexta-feira até as 10h de sábado.
Nas áreas de maior risco, especialmente no Norte, existe chance de a chuva atingir mais de 100 milímetros de volume ao dia, previsão que preocupa, pois, historicamente, o volume do mês inteiro de outubro varia de 200 a 300 milímetros. Segundo o Inmet, ainda haverá ventania, com rajadas podendo atingir mais de 100 km/h, queda de granizo e descargas elétricas.
Já nas regiões com marcadores de menor potencial destrutivo, esses números caem para aproximadamente metade, chegando a 50 mm ao dia e vento de até 60 km/h.