Pesquisa mostra Rodeio Bonito como uma das melhores cidades para se envelhecer
Publicado em 30 de outubro de 2023
Compartilhar
A- A A+

O número de pessoas com 65 anos ou mais no Brasil aumentou 57,4% nos últimos 12 anos, segundo o Censo Demográfico 2022. Ao todo, são mais de 22 milhões de brasileiros nessa faixa etária.

Em contrapartida, houve redução no número de pessoas com até 14 anos, o que somado ao cenário dos idosos revela o envelhecimento da população brasileira.

Sendo o Brasil um país com muitas diferenças socioeconômicas, cada região ou cidade tem um preparo diferente para cuidar da qualidade de vida dos idosos. É o que mostra a terceira edição do IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade) 2023.

Criado pelo Instituto de Longevidade, a análise mede o grau de preparação dos 5.570 municípios brasileiros para qualidade de vida às pessoas com 60 anos ou mais

Por meio de dados públicos que impactam o bem-estar geral desse público, o instituto criou um escore para classificar as cidades. Fontes como IBGE, DataSUS e INSS foram consultadas.

São 23 indicadores avaliados, separados em três dimensões: saúde, socioambiental e economia.

Para a classificação das cidades, elas foram agregadas em três categorias: grandes (com mais de 100 mil habitantes), médias (com população entre 34.850 e 100 mil habitantes) e pequenas (até 34.850 habitantes.

As cidades mais bem preparadas para acolher os 60+

Cidades grandes (326 municípios)

1º lugar - São Caetano do Sul (SP)

2º lugar - Vitória (ES)

3º lugar - Santos (SP)

4º lugar - Florianópolis (SC)

5º lugar - Curitiba (PR)

 

Cidades médias (674 municípios)

1º lugar - São Lourenço (MG)

2º lugar - Gramado (RS)

3º lugar - São Miguel do Oeste (SC)

4º lugar - Adamantina (SP)

5º lugar - Concórdia (SC)

 

Cidades pequenas (4.570 municípios)

1º lugar - Peritiba (SC)

2º lugar - Rodeio Bonito (RS)

3º lugar - Dois Lajeados (RS)

4º lugar - Tunápolis (SC)

5º lugar - Lacerdópolis (SC)

 

O município de Rodeio Bonito ficou com 72,9 pontos no quesito economia; 65,4 no quesito socioambiental; e 77,5 no quesito saúde – neste ficando 20 pontos acima do segundo colocado neste critério.

Sendo assim, a segunda melhor cidade pequena para se envelhecer, atras apenas de Peritiba, cidade do Estado de Santa Catarina.

Fonte: Vanessa Onci / Com informações do Instituído de longevidade
Fotos
Comentários