Indústria metalúrgica demite quase 300 funcionários no noroeste do RS
Os postos representam 13,8% do quadro da multinacional John Deere
Publicado em 08 de novembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

A empresa John Deere, no noroeste do RS, demitiu 297 funcionários entre segunda (6) e terça-feira (7) da sua fábrica em Horizontina. Os desligamentos na multinacional de implementos agrícolas ocorreram, conforme a empresa, pela necessidade de ajuste no quadro de funcionários. A empresa também disse que a questão foi discutida com o Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina e Região. 

Os postos representam 13,8% do quadro de funcionários que até então era de 2.140, conforme o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina e Região, Jorge Luís Ramos. Eles estão ligados ao setor de produção de colheitadeiras, como solda, pintura, montagem, estamparia e almoxarifado. 

— Houve uma negociação e a empresa informou que iria desligar 350 trabalhadores. Então a gente conseguiu diminuir esse número e estabelecer alguns critérios para essas demissões. Ou seja, boa parte dos trabalhadores, 160, tinham um contrato com um prazo pré-determinado (temporário), trabalhadores que haviam sido efetivados há menos de três anos, entre outros acordos. Todos vão sair com um valor a mais — afirmou Ramos.

O motivo dos desligamentos, segundo o sindicato, foi um ajuste no volume de produção da indústria. Conforme o representante da categoria, a empresa foi impactada durante a pandemia pela falta de componentes para montagem dos equipamentos.

— Com isso, a empresa chegou a ter 800 máquinas colheitadeiras paradas no pátio, por falta de peças. Em 2021 e 2022, foram contratados mais de mil trabalhadores para atender essa demanda de recuperação de máquinas. Mas a empresa mudou o conceito, antes eles não trabalhavam com estoque, depois passaram a trabalhar. Então, ano passado, em novembro até abril desse ano, a John Deere bateu o recorde de produção — informou.

Após a pandemia, a empresa chegou a montar 23 unidades de colhedoras de grãos ao dia. Porém, depois de abril deste ano, a produção baixou para 18, depois para 16, e agora em novo ajuste ficará em 12 colheitadeiras por dia.

Entre os desligados estão 60 funcionários efetivos com mais de três anos de empresa, 70 efetivos com menos de três anos, sete trabalhadores aposentados e 160 contratos temporários.

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários