Chuva continua nesta sexta-feira no RS; há chance de temporal
O Inmet emitiu três alertas para risco de tempestade em diferentes áreas do Estado
Publicado em 10 de novembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

Em razão de uma área de baixa pressão atmosférica vinda do Paraguai, o tempo segue instável em todo o Estado nesta sexta-feira (10). O dia será marcado por chuva em forma de pancadas moderadas, alternadas com períodos de céu nublado. 

O maior volume de água é esperado na Serra, nas cidades de Pinto Bandeira e Coronel Pilar, com 48mm e 44mm, respectivamente, o que representa quase 30% da média de chuva esperada para novembro na região. Na Capital, a chuva não deve ser forte.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para risco de tempestade, com vento intenso e possibilidade de granizo nas regiões Norte, Noroeste e Fronteira Oeste, válido até a manhã de sexta-feira (10). 

Além disso, foram emitidos dois alertas amarelos. Um deles engloba o Litoral Norte, a Serra e parte do norte gaúcho e é válido até o fim desta quinta-feira (9). O outro, para a Fronteira Oeste, o Litoral Sul, a Campanha e parte da Região Central, dura entre a madrugada e a manhã desta sexta.

A temperatura não sofre grandes alterações em comparação ao dia anterior. A menor temperatura do dia será em Pedras Altas, no Sul, com 9ºC. Já a máxima ocorre em Novo Tiradentes, no norte gaúcho: 34ºC. Em Porto Alegre, os termômetros registrarão entre 17ºC e 25ºC.

No sábado (11), uma frente fria associada a um ciclone extratropical em alto mar intensifica a chuva em todo o Rio Grande do Sul. A Climatempo alerta para risco de temporais na região Sul, onde algumas cidades, como Pelotas, poderão registrar 52mm de acumulados - valor correspondente a 46% do esperado para este mês. 

A mínima do dia será novamente em Pedras Altas, no Sul, com 13ºC. A máxima, de 36°C,  acontecerá em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no norte gaúcho. Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 20ºC e 27ºC, de acordo com o Climatempo.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários