Indústria gaúcha de implementos para máquinas agrícolas, a Vence Tudo está demitindo 500 funcionários de sua fábrica em Ibirubá, no noroeste gaúcho. Até o início das dispensas, a unidade empregava 1,8 mil trabalhadores. Ou seja, é uma redução superior a 25% no quadro de funcionários.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ibirubá, Jair Carlinhos Lauxen, nenhuma linha de produção será desativada.
— As demissões estão acontecendo em diversos setores, mas totalizarão 500 pessoas. A empresa justifica as demissões pela queda nas vendas causada pelo juro alto — diz Lauxen.
Procurada pela coluna, a empresa ainda não deu retorno. Porém, na feira Agritechnica, em Hannover, havia dito à coluna que o produtor rural estava retraído para compras e que tinha perspectiva de retomada do mercado a partir de maio, com a entrada da safra de soja.
Fundada em 1964, a Vence Tudo começou fabricando plantadeiras puxadas a tração animal. Atualmente, na fábrica de Ibirubá, são feitos implementos como carreta para grãos, classificador de sementes e guinchos hidráulicos.
Mais demissões
Recentemente, outra empresa de maquinário agrícola do noroeste, a John Deere, demitiu 297 funcionários de sua fábrica em Horizontina. Três meses antes, já havia dispensado outros 170 trabalhadores. Ainda assim, a indústria informou à prefeitura que mantém o plano de expandir seu parque fabril, projeto que recebeu incentivo de ICMS pelo Fundo Operação Empresa do Rio Grande do Sul (Fundopem-RS) para R$ 145 milhões.