Temperatura pode ultrapassar os 40ºC em 10 cidades do RS no próximo domingo
Previsão pode ser atualizada para mais ou menos graus com o decorrer dos dias
Publicado em 14 de dezembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

O próximo domingo (17) pode ser de temperatura acima dos 40ºC em pelo menos 10 cidades do Rio Grande do Sul. Alto Feliz, no Vale do Caí, deve registrar 43ºC, conforme a Climatempo.

Nesta quarta-feira (13), os termômetros já ultrapassaram os 30ºC em diversos municípios do Estado, que, pela primeira vez no ano, enfrenta uma onda de calor — que atinge o Brasil pela nona vez em 2023, conforme alertou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Uma forte massa de ar quente ganha força nos próximos dias em grande parte do centro-sul do Brasil, com destaque para a temperatura máxima do fim de semana, que podem passar dos 40°C” informou o Inmet em nota.

De acordo com o Climatempo, esta massa de ar quente deve elevar a temperatura acima dos 40ºC em 10 municípios do Estado neste domingo. A previsão pode sofrer alterações — para mais ou menos graus — com o passar dos dias, conforme análise dos meteorologistas.

A onda de calor é um fenômeno que se caracteriza por temperatura cinco graus acima da média prevista para o período, que perdura entre três e cinco dias.

Baixa umidade do ar

A elevação da temperatura tende a diminuir o nível de umidade do ar, em especial em regiões com clima mais seco. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a média ideal é entre 60% e 80%. 

O ar seco resseca o nariz e pode desencadear o agravamento de problemas respiratórios, por isso, a baixa umidade do ar pode ser prejudicial à saúde. Outro ponto, é a desidratação. Em dias mais quentes, transpiramos mais, então é importante manter-se hidratado para evitar quadros graves.

— Nosso corpo é composto, majoritariamente, por água. Então quando baixa a umidade, prejudica o nosso funcionamento — explica o pneumologista e coordenador do Serviço de Pneumologia do Hospital Mãe de Deus, Marcelo Tadday Rodrigues.

Para aliviar o calor, especialistas indicam a evitar aglomerações em lugares fechados, banhos quentes e atividades físicas no período entre 10h e 16h. Além disso, é indicado colocar toalhas molhadas ou umidificadores de ar próximos de janelas abertas e, principalmente, consumir bastante água.

 

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários